Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro Autógrafo com gosto de festa de aniversário
Autógrafo com gosto de festa de aniversário Imprimir
Escrito por Gisele Perna
Quinta, 04 de Novembro de 2010 - 09:38

mathildaUma grande fila tomava conta da sessão de autógrafos da Feira do Livro na tarde de hoje (03/11). Era a dona Mathilde Abbot Campos uma senhoria com tanta vida que até faz invejar os mais jovens. Seu livro, 'Sem Bengala', é uma reunião nada pretensiosa de suas histórias ao longo de seus 91 anos, completados hoje (03/11), em plena sessão de autógrafos. Amigos foram prestigiá-la e a família, grande incentivadora, também curtia com muito orgulho o trabalho da matriarca.

'Sem Bengala' é uma analogia para dizer que não precisa de bengala para expressar as suas ideias. Sua cabeça funciona melhor do que a de muitos jovens. Inclusive, Dona Mathilde até usa MSN para se comunicar com as pessoas e diz não ter nenhum problema com a tecnologia.

Este é seu segundo livro. O primeiro, 'Refletindo-me no Espelho', foi editado e impresso por iniciativa do seu genro que, ao tomar conhecimento das histórias, reuniu todos os seus escritos em um livro e a presenteou no aniversário de 90 anos.

Hoje Mathilde integra a Universidade da Terceira Idade (UNITI), participando de um grupo literário. "Minhas colegas têm outros estilos. Umas fazem poemas, outras romances. Eu tenho um estilo menos pretensioso, apenas escrevo minhas lembranças, nada nostálgico, apenas com saudades".

Em entrevista para o programa da TVE, 'Viva Bem', que concedeu logo após a sessão de autógrafos, a autora do livro falou com bastante sabedoria de seu livro e de sua vida. Ela conta que nunca se conformou de não ter terminado os estudos. Quando jovem, Mathilde foi professora primária. A chance de voltar para universidade e descobrir que pode e sabe escrever é definida por ela como um momento especial.

'Sem Bengala' é uma obra que traz a alegria de viver. Momentos lembrados com saudade, narrados com simplicidade mostram que nunca é tarde para se recomeçar e se reinventar. O livro está à venda na banca da sessão de autógrafos por R$ 22,50. Vale a pena conferir!