Capa Memória Coberturas Especiais Feira do Livro História de uma paixão pelo Rio Grande
História de uma paixão pelo Rio Grande Imprimir
Escrito por Gisele Perna
Segunda, 15 de Novembro de 2010 - 09:41
paixao-pasargadas
Modelo para o monumento do Laçador e, em especial, para a literatura gaúcha, o patrono da Feira do Livro, Paixão Côrtes fala sobre a sua paixão pelo Rio Grande. Foto de Gisele Perna

Na quarta-feira, dia 10, na Tenda Pasárgada, na área geral da Feira do Livro, Paixão Cortes lembrou de seu amor pelo Rio Grande ao falar para uma platéia jovem, sobre o tradicionalismo, seus aspectos sociais e como cultivar as verdadeiras tradições.

Paixão Cortes iniciou sua fala salientando a importância da preservação de nossas tradições. Completou, fazendo um breve parecer aos educadores e como estes devem procurar compreender que tradicionalismo é mais que se vestir de gaúcho. . "Não estou aqui pra traçar normas sobre a tradição, apenas para repassar o que eu sei".

Com uma apresentação ilustrada por fotos de sua vida, Paixão narrou, de forma emocionada, como se deu o inicio do Movimento Tradicionalista, nascido em meio aos estudantes do Colégio Julio de Castilhos, em 1947. Paixão Cortes foi um dos seus mentores, acompanhado de mais sete rapazes e que mais tarde receberiam o nome de "Os oito magníficos".

O interesse em comum era criar algo que validasse a cultura do homem do campo, seus hábitos campeiros e suas vestimentas. O primeiro passo veio com a idéia de escoltar os restos mortais de David Canabarro que vinha para o Estado para inaugurar o Panteon. Entraram em contato com a Liga Nacional de Defesa do Tradicionalismo e propuseram dar essa escolta a cavalo.

Para a aventura, procuram mais jovens, que como eles, amavam as tradições do campo e se propusesse a usar suas vestimentas típicas, trajes campeiros, e saíram a cavalo pelas ruas de Porto Alegre. Na época, faltou homem para o cortejo. Muitos não compartilhavam da ideia de se vestir com os trajes do campo: "Naquela época era vergonhoso usar as roupas que usávamos no campo. Um fazendeiro, mesmo que importante não podia freqüentar os salões, se estivesse vestindo uma bombacha e botas".

Alguns dias depois, por iniciativa de Paixão Cortes, em frente ao Colégio Julio de Castilhos, ergueu-se uma tocha em frente ao Monumento alusivo a Revolução Farroupilha. Nasceu ali a Chama Crioula, parte de nossa cultura até os dias de hoje.

O segundo passo viria com a formação do Departamento Tradições Gaúchas, liderado por alunos do Julinho. Pautado na ideia de buscar elementos que validassem a cultura gaúcha, Paixão partiu para uma pesquisa, em vários segmentos: indumentária, música, danças, poesias, etc. Saiu com seu gravador super oito para registrar em todo o Estado, pequenas manifestações culturais que fossem de valia para a formação do Movimento de Tradição Gaúcha.

Criou-se uma cartilha de danças típicas. Paixão descreveu a série de levantamentos fotográficos com passos e danças típicas que eram executadas pelo interior do Estado. A Comissão Estadual de Folclore acabou editando esse manual que até hoje é usado pelos CTGS. O Bailão Caído, Vinte e Quatro, Chula e o Sapateiro foram os passos devidamente documentados, através de fotos e de partituras musicais escritas por Paixão, para a obtenção do compasso certo das danças.

A respeito dos trajes típicos, nosso patrono e sua assistente Ana Fraga falaram que os trajes de hoje estão se diferenciando da proposta inicial. As longas saias de algodão, hoje, deram lugar para o filó, muito usado na Europa como armação de saia. Outro equivoco, ocorre nas festas típicas do Estado. Durante as festas Juninas, vê-se crianças vestidas de caipira, figura do folclore paulistano. "Criança deve se vestir como criança. Eu fiz um levantamento com as roupas infantis de nossa tradição. Se vestir de caipira é uma distorção, que parte dos pais e dos professores" Para ele a defesa da tradição é algo imprescindível. Deve partir desde criança com a finalidade de formar uma identidade. Passar os elementos de nossa cultura de forma verossímil é tarefa dos educadores e dos pais.

Com uma longa carreira no tradicionalismo gaúcho e um dos ícones de nossa cultura local, Paixão Cortes terminou a apresentação ressaltando que, as tradições, bem como o folclore são partes fundamentais da cultura pessoal. São como relevos da sociedade. Sua preocupação é levar a veracidade de nossos costumes. Através do projeto Mogar, Paixão faz várias palestras em escolas, em grupos tradicionalistas e oferece cursos onde também são distribuídos seus livros sobre as tradições do Rio Grande do Sul.

Questionado sobre o tempo de demora para efetuar essa pesquisa que garante uma tradição coesa e que inclui diversos nichos, como dança, musica, poesia, vestuário, etc. Após um leve ofegar, ele respondeu: "Ainda não terminei minha pesquisa. Hoje parto para uma reavaliação de coisas que fiz há 40 anos atrás. Fico relembrando e muita coisa ainda me sai da memória. Tenho 20 obras publicadas, mas ainda pesquiso para as próximas, até porque tradição não é sinônimo de estagnação". Paixão ainda falou no final que havia sido convidado a fazer um curso sobre a importância da tradição ao lado do desenvolvimento social. "A tradição não se faz parada!" Exaltou o tradicionalista e patrono da Feira do Livro. Aliar nossos costumes ao crescimento urbano e às novas propostas sociais é um plano e uma necessidade para que ainda se cultivem as tradições gaúchas..