banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento
Fronteiras do Pensamento
No Fronteiras, Richard Sennett e Saskia Sassen falam sobre sociologia urbana Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Quarta, 26 de Agosto de 2015 - 09:12

81aa9 Sennett Sasken Casados desde 1987, intelectuais respeitados internacionalmente e pesquisadores de alternativas para um mundo mais colaborativo, Richard Sennett e Saskia Sassen, estiveram no Fronteiras do Pensamento, na segunda-feira (28/08), com o intuito de fazer uma provocação à sociedade porto-alegrense: como viver juntos em um mundo que distancia paulatinamente? Na bagagem, os dois trouxeram suas experiências de estudos em diversos países e propõem antídotos contra o afastamento dos indivíduos.

 
A biblioteca imaginária Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Quinta, 13 de Novembro de 2014 - 22:26

alberto manguel spO segredo dos livros é permitir ao leitor um permanente contato com os seus respectivos autores – muitos deles já falecidos. São milhares de volumes; impossível ler todos. Entretanto, há personagens, arcos e passagens que compõem um local transcendental, onde tudo se reúne e faz sentido: a "biblioteca da imaginação". Não há livro que não habite esse cenário invisível da cultura.

 
Brian Greene no Fronteiras do Pensamento Porto Alegre Imprimir
Escrito por Filipe Chagas   
Sábado, 20 de Setembro de 2014 - 01:29

fronteiras do_pensamento_fotos_luiz_munhozO físico norte-americano Brian Greene – pela primeira vez no Brasil – palestrou na noite da última segunda-feira (15/09), no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O tema de sua palestra foi a teoria ou hipótese das Supercordas e a possível existência de vários universos simultâneos.

 
“Permaneço otimista”, declara Gro Brundtland no Fronteiras do Pensamento Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Quarta, 01 de Outubro de 2014 - 14:34

Divulgação FronteirasDiplomata, médica, primeira mulher a chefiar o governo da Noruega e líder internacional na área da saúde pública e desenvolvimento sustentável, são alguns dos predicados de Gro Harlem Brundtland, palestrante do Fronteiras do Pensamento (29/09), que veio a Porto Alegre para dar continuidade ao seu incansável trabalho: alertar o mundo sobre os perigos das alterações climáticas em escala global.

 
Paul Bloom e a moralidade humana no Fronteiras do Pensamento Imprimir
Escrito por Filipe Chagas   
Quarta, 27 de Agosto de 2014 - 15:47


Fronteiras-1Na noite da última segunda-feira (25/08), o Fronteiras do Pensamento de Porto Alegre recebeu o professor de Psicologia e Ciência Cognitiva, da Universidade Yale (EUA), Paul Bloom. Interessado no desenvolvimento infantil e no dualismo do senso humano, Paul Bloom, em suas pesquisas, procura compreender as origens dos princípios morais, das ideias e da linguagem. Explora como adultos e crianças entendem o mundo físico e social, com ênfase na linguagem.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA