Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento O conhecimento nas mãos da juventude
O conhecimento nas mãos da juventude Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Segunda, 19 de Setembro de 2011 - 12:35

FT_0103Foi lançado nesta quarta-feira (14/09) o livro Diálogos com a Geração Z - Fronteiras Educação, uma reunião dos textos distribuídos nos encontros do módulo educacional do Fronteiras do Pensamento. O evento ocorreu no salão nobre da prefeitura de Porto Alegre.

Para atrair os estudantes da geração Y, de 11 a 17 anos, o Fronteiras Educação sempre buscou uma forma mais flexível de tratar os temas atuais, nas mais diversas áreas do conhecimento. O livro 'Diálogos com a Geração Z' é a tradução dos debates realizados com os jovens . Nele são apresentados diversos temas como filosofia, cultura e liberdade, com um linguajar moderno e dinâmico. "O desafio é encontrar na linguagem contemporânea uma forma de repassar o conhecimento de uma forma atraente ao jovem, sem perder o conteúdo", explicou o consultor acadêmico do Fronteiras do Pensamento, Francisco Marshall.

O prefeito José Fortunatti esteve presente ao evento e ressaltou a importância de criar formas para incentivar o aluno. Para ele, a escola não deve ser um lugar somente de preparo para o mercado de trabalho ou para a formação acadêmica. É preciso também trabalhar a inserção social do estudante. "A escola tem que preparar para a vida, que vai muito além do mercado de trabalho e do vestibular", disse Fortunatti.

Quem também destacou a importância de projetos que incentivam a educação foi a secretária municipal da Educação, Cleci Jurach. Ela explicou a importância de levar às escolas públicas os temas debatidos no país e no mundo através do livro e os debates que o originaram no Fronteiras Educação. "Eles vieram acrescentar aquilo que nos estamos buscando, que é a qualificação do nosso aluno através do conhecimento", comentou a secretaria.

Também prestigiaram o lançamento do livro, alunos e professores de diversas escolas da rede pública municipal, além de entidades que frequentam e participam do Fronteiras Educação. Todas as instituições receberão gratuitamente exemplares do livro que estarão disponíveis em suas bibliotecas.