Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento Por um desenvolvimento sustentável e saudável
Por um desenvolvimento sustentável e saudável Imprimir
Escrito por Nícolas Andrade
Terça, 27 de Setembro de 2011 - 16:34

palestra-meio"Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável" foi a temática em discussão do Fronteiras da Educação, Diálogos com a geração Z , na quarta-feira (27/09), no Salão de Atos da Ufrgs, com a presença do cientista e explorador polar, professor Jefferson Simões, e o biólogo e educador ambiental, Francisco Milanez, sob a mediação do escritor Fabricio Carpinejar. O evento integra a programação do Fronteiras do Pensamento 2011, e contou com uma plateia de alunos do ensino público, com idades entre 11 e 17 anos.

Na primeira etapa da palestra, o professor e pesquisador Jefferson Simões, contou aos estudantes as suas experiências no continente Antártico, segundo ele, localizado "mais próximo do Rio Grande do Sul do que a Floresta Amazônica". As pesquisas realizadas na Antártica possibilitaram ao cientista entender como a poluição vem afetando o curso natural do planeta. Para Jefferson, "tudo o que se modifica hoje, terá consequências amanhã". Ao responder as perguntas dos estudantes, o professor Jefferson deixou claro que "a conscientização começa em casa", e se tem alguém que pode mudar o quadro atual de poluição, "são os cidadãos da nova geração".

Na segunda parte, quem palestrou foi o também professor, Francisco Milanez. Ao apresentar trechos do filme "Ilha das Flores", o biólogo mostrou a atual situação social do nosso planeta. Segundo ele, "as mudanças de hábito estão mais rápidas do que a adaptação natural do ser humano". E complementou: "existe uma interdependência entre homem e natureza que não vem sendo respeitada".

O professor Milanez apresentou gráficos de empresas de fast-food e deixou clara a sua tese de que a poluição e a industrialização do alimento, estão ligadas. "Quem se alimenta de saúde, produz saúde. Quem se alimenta de lixo, produz lixo".

O bate-papo durou cerca de uma hora e meia, com participação ativa dos alunos e uma boa dose de humor do escritor Carpinejar.