Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento Economista Amartya Sen abre Fronteiras do Pensamento 2012
Economista Amartya Sen abre Fronteiras do Pensamento 2012 Imprimir
Escrito por Renato Araújo
Terça, 15 de Maio de 2012 - 17:42

Amartya-SenO Fronteiras do Pensamento, que desde 2006 traz a Porto Alegre grandes pensadores do cenário mundial, abriu a sua programação deste ano (25/04), com o economista indiano Amartya Sen, um dos idealizadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Condecorado em 1998 com o Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen é reitor do Trinity College, na Universidade de Cambridge, e ministra aulas de Economia e Filosofia na Universidade de Harvard, além de ser um dos fundadores do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento na Universidade da ONU.

Em sua conferência sobre Justiça, Esperança e Pobreza, o economista trouxe aos gaúchos a sua visão do desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social; de forma que o primeiro possa impulsionar o segundo. Ao usar o Brasil como exemplo, Amartya deixou claro que o nosso país demorou para se encaixar neste processo e transformar o seu desenvolvimento econômico em social. "Foi só nas últimas décadas que o crescimento do Brasil se traduziu em desenvolvimento humano para a população". Entretanto, destacou que hoje o Brasil é um exemplo a ser seguido, tanto pelo seu país de origem, a Índia, quanto por outros países do BRICS.

No início deste ano, Amartya recebeu a Medalha Nacional de Humanidades do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ser "único em suas ideias sobre as causas da pobreza, da fome e da injustiça". Esta visão foi introduzida aos participantes da conferência com o exemplo do ativista dos Direitos Humanos, Martin Luther King, que dedicou sua vida no combate às injustiças contra os afro-americanos. E usou esse exemplo como uma luta local de influências globais, pois, para Amartya, não se pode restringir a justiça apenas ao nosso país de origem.

O economista defende o crescimento econômico, mas com ressalvas: "Quando falamos em crescimento econômico, precisamos falar de crescimento sustentável". Na sua visão, um crescimento econômico deve ser seguido de um investimento efetivo no desenvolvimento social, deixando claro que apenas a distribuição de renda não pode ser considerada um fator único para se definir a justiça social. Outro fator relevante destacado por Amartya é a privação das capacidades básicas dos cidadãos. Sendo assim, o verdadeiro desenvolvimento visa a liberdade efetiva do indivíduo.

Defensor tanto da visão de livre mercado de Adam Smith, como da visão Marxista de um Estado ativo, Amartya Sen afirma: "Você precisa de um Estado ativo junto a um mercado ativo", e esclarece que o papel do Estado, no que se refere a saúde e educação, deve ser o de utilizar as riquezas geradas para o desenvolvimento econômico na qualificação das necessidades básicas da população, evidenciando, assim, o conceito de raciocínio público, no qual o Estado deve pensar com clareza e dialogar com a população.

Em sua exposição, no Salão de Atos da UFRGS, que durou cerca de uma hora e meia, o economista Amartya Sen abriu espaço para um amplo debate sobre a luta contra a injustiça, e deixou explícito que apenas o aumento da renda de uma população não ameniza a pobreza, ela deve estar acompanhada de investimentos efetivos do Estado, em saúde e educação. "Sou um igualitário fundamentalista para a educação básica e o serviço de saúde básico", concluiu Amatya Sen.