banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento Fronteiras do Pensamento recebe Michael Shermer
Fronteiras do Pensamento recebe Michael Shermer Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Terça, 28 de Agosto de 2012 - 14:03

michael-shermerO escritor e Ph.D. em história da ciência, Michael Shermer, foi o 6º convidado do Fronteiras do Pensamento 2012. A palestra recebeu a mesma denominação do seu recente livro, "Cérebro e crença", e ocorreu no Salão de Atos da Ufrgs.

Diretor da Skeptical Society, ou Sociedade Cética, Shermer afirma que se dedica a estudar os motivos pelos quais as pessoas acreditam no sobrenatural. O objetivo é desvendar o que as leva a alimentar essas crenças. Segundo ele, a confiança em misticismos só existe porque os seres humanos buscam explicações no que desconhecem através de simbolismos.

Para ilustrar a afirmação, o palestrante apresentou diversas ilusões de ótica à platéia. As imagens mostravam como nosso cérebro pode fazer interpretações diferentes sobre determinadas situações, o que pode nos levar a acreditar em coisas que não existem de fato. Para Shermer, é preciso procurar respostas na ciência para tudo aquilo que parece inexplicável para que as pessoas não sejam enganadas por acreditarem em falsas manifestações sobrenaturais.

O palestrante fez referências à revista lançada pela Sociedade Cética, a Skeptical Magazine, que já está na 18ª edição. A publicação traz matérias com a solução de diversos assuntos nos quais as pessoas acreditam que haja algo de sobrenatural envolvido. A equipe responsável pela revista dedica-se a explicar, com ajuda da ciência, que o misticismo não é tão presente na rotina dos leitores quanto eles imaginam. "Nós queremos buscar explicações naturais para os fenômenos considerados sobrenaturais", afirma.

Enganam-se quem pensa que o ceticismo significa duvidar de tudo. Para o palestrante, ser cético consiste apenas em não se deixar enganar por ilusões ou "tolices". Suas crenças são baseadas apenas naquilo que pode ser comprovado cientificamente. "Todos nós podemos ser enganados, por isso precisamos da ciência", defende Shermer.

Mais informações sobre a Sociedade Cética podem ser encontradas no site www.skeptic.com.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA