banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento Karen Armstrong fala sobre religião e compaixão no Fronteiras do Pensamento
Karen Armstrong fala sobre religião e compaixão no Fronteiras do Pensamento Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha. Fotos de Filipe Chagas e Anselmo Cunha   
Quinta, 09 de Maio de 2013 - 11:57

fronteiras-karenCom o tema "O que é religião?", a ativista religiosa Karen Armstrong abriu, nesta segunda-feira (06/05), a edição 2013 do Fronteiras do Pensamento. A palestrante abordou a necessidade do uso da fé para ensinar a tratar as pessoas da mesma forma que gostaríamos de ser tratados. Essa prática, afirma a palestrante, é a "Regra de Ouro" das religiões.

A busca da compreensão e compaixão entre a humanidade foi um dos principais pontos da palestra, que resume a chamada Regra de Ouro. Para a palestrante, todas as regras e mandamentos de religiões, como o cristianismo e islamismo, derivam desta ideologia, que deve ser praticada a fim de trazer mais fraternidade às pessoas de todo o mundo. "A não ser que tratemos as pessoas como gostaríamos de ser tratados, o mundo não será mais um lugar habitável", afirmou.

Ela vê a internet como uma importante ferramenta capaz de integrar a humanidade de forma positiva. O mundo interconectado permite que os internautas conheçam e convivam virtualmente com pessoas das mais diversas culturas ao redor do mundo, o que torna transparente os sofrimentos do outro e, esse sofrimento, segundo Karen, faz com que as pessoas se identifiquem umas com as outras e se aproximem e ajudar das formas que podem. "Devemos buscar, nesse mundo conectado, soluções para entender e ajudar o próximo, ou seja, incluir a regra de ouro na vida das pessoas", disse e completou: "quando choramos juntos, percebemos que o outro é humano e sente as mesmas dores que nós".

Karmen Armstrong é uma escritora britânica que dedica seus estudos principalmente à religião. Foi freira durante sete anos e deixou sua ordem para graduar-se em literatura, em Oxford. Atualmente é uma destacada conferencista sobre os estudos da fé. Ela também é autora de diversos livros com estudos religiosos, entre eles: Doze passos para uma vida de compaixão (2012), Jerusalem (2011) Em defesa de Deus (2011).

Galeria de fotos

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA