banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Fronteiras do Pensamento Fronteiras do Pensamento lança programação para 2010
Fronteiras do Pensamento lança programação para 2010 Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker   
Quinta, 11 de Março de 2010 - 15:34


fronteiras-2010Na manhã da última quarta-feira, 10 de março, ocorreu o lançamento da quarta edição do 'Fronteiras do Pensamento'. Com a presença de patrocinadores e imprensa local foram apresentados os detalhes do evento para este ano, além dos objetivos, expectativas e ideias que serão difundidas nas suas palestras.

O 'Fronteiras do Pensamento' é um seminário internacional que tem como meta principal orientar a reflexão cultural ao grande público. Lançado em novembro de 2006, contou com a presença de renomados profissionais em sua edições, entre eles os cultuados diretores de cinema David Lynch e Wim Wenders, o filósofo e editorialista francês Bernard-Henri Lévy e o jornalista Tom Wolf, um dos fundadores do New Journalism.

Patrocinada pela Brasken, Unimed, Refap, Grupo RBS, Prefeitura de Porto Alegre e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a edição de 2010 promete apresentar um projeto amadurecido. Para João Ruy Dornelles Freire, representante da Braskem, o Fronteiras atingiu a maturidade e é uma plataforma para uma série de ações culturais e de cunho educacional. Freire ainda se entusiasma ao dizer que o evento "traz o jeito porto-alegrense de se expressar, com um módulo muito interessante e com um grande volume de informações".

Cláudia Boettcher, diretora do departamento de difusão cultural da UFRGS, ressalta que, de acordo com a interpretação da Universidade, "O desejo pelo projeto tem que ser forte. O público tem que querer participar. Não pode ser uma imposição", defende Boettcher. Donald Schüler, consultor acadêmico, antecipa que os palestrantes farão uma discussão de problemas, principalmente no que se refere aos aspectos culturais que devem ser corrigidos, como o preconceito com mulheres, pirataria e escravidão.

A primeira palestra está programada para o dia 3 de maio com o médico e cientista Miguel Nicolelis, brasileiro e forte candidato ao prêmio Nobel. Juntamente com o médico estarão no Fronteiras do Pensamento o escritor peruano Mario Vargas Llosa; Terry Eagleton, filósofo e crítico literário britânico, responsável pela integração dos estudos culturais com a teoria literária mais tradicional; Eduardo Giannetti, cientista social e economista; Denis Mukwege, médico congolês indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2009, especialista no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual; Daniel Dennett, filósofo cognitivista norte-americano; Daniel Cohn-Bendit, político alemão, deputado europeu desde 1994 e presidente do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Européia; e Carlo Ginzburg, historiador e antropólogo italiano.

Saiba mais
O projeto Fronteiras segue com os encontros sempre às segundas-feiras, às 19h30, no Salão de Atos da Ufgrs. Ao fim do curso, os alunos com 75% de presença ou mais receberão certificados de cursos de extensão chancelados pela Universidade.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3019.2326 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
 
Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA