banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Semana Farroupilha
Semana Farroupilha
Uma volta ao passado: Piquete Laços de Sangue e o museu do campo Imprimir
Escrito por Moisés Machado   
Segunda, 15 de Setembro de 2014 - 16:22

PTG Laços_de_SangueObjetos que evocam memórias, encantam os mais novos e contam a história do Rio Grande do tempo antigo, fazem parte do Piquete Laços de Sangue, um museu que vai mostrar, até o dia 21 de setembro, no Acampamento Farroupilha, como viviam os gaúchos do campo em meados dos anos 50. Logo na entrada o visitante se depara com a réplica de um poço, avista um rancho barreado e a sorridente Patroa Gislei Scheffer com seu vestido rodado, um sorriso no rosto e a cuia na mão saudando os visitantes.

 
AJOR na Semana Farroupilha Imprimir
Escrito por Moisés Machado   
Sexta, 12 de Setembro de 2014 - 17:56

SemanaFar.2014 copiar"Eu sou do sul" é o tema de 2014 dos festejos farroupilhas. Na capital de todos os gaúchos domingo, 07/09, foi oficialmente aberto o Acampamento Farroupilha deste ano, localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Porém, desde sábado,06/09 o local já recebe visitantes. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal da Cultura, Giovane Tubino, a expectativa é que mais de 700 mil pessoas circulem pelo local durante o evento, superando o público do ano passado.

 
Dupla Grenal revela identificação do povo com seu Estado Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 17 de Setembro de 2013 - 14:05

acamp15Na grande maioria dos stands do Acampamento Farroupilha, encontram-se artigos que refletem a cultura gaúcha. Produtos tradicionais, como cuias e bombas, são alguns dos mais vendidos, entretanto, há um detalhe que chama ainda mais a atenção dos visitantes ávidos por compras tradicionalistas: o time de futebol. Em terra de Maragatos e Chimangos, a rivalidade entre a dupla Grenal é tão grande que aparece inclusive no comércio do evento.

 
Encerrados os festejos da Semana Farroupilha 2013 Imprimir
Escrito por Redação da Ajor   
Segunda, 23 de Setembro de 2013 - 16:56

Acampamento-FarroupilhaA chuva constante que caiu sobre a capital, não intimidou os gaúchos, em especial os porto-alegrenses, que foram, nesta sexta-feira (20/09), feriado estadual, à Avenida Beira-Rio prestigiar o desfile comemorativo à Semana Farroupilha.  No cair da tarde, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apagou a chama crioula, no Acampamento Farroupilha, e encerrou os festejos desta edição de 2013.

 
A chama nunca se apaga Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Sexta, 13 de Setembro de 2013 - 14:57

chamaSe Bento Gonçalves, Afonso Corte Real e Antônio de Sousa Neto estivessem vivos, não acreditariam na repercussão que sua revolução tomou. A vitória não foi conquistada por meio das armas, mas os Farrapos cultuaram no coração de seu povo o amor pelas tradições e, todos os anos, os gaúchos tratam de lembrar os feitos dos heróis do passado no Acampamento Farroupilha, realizado em Porto Alegre. Entretanto, os anos passaram e os motivos de novas revoluções se renovaram conforme o desenvolvimento – ou retrocesso – do país.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>

Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA