banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais Semana Farroupilha A festa de todos os gaúchos
A festa de todos os gaúchos Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Terça, 10 de Setembro de 2013 - 11:31

acamp16Se Bento Gonçalves, Afonso Corte Real e Antônio de Sousa Neto estivessem vivos, não acreditariam na repercussão que sua revolução tomou. A vitória não foi conquistada por meio das armas, mas os Farrapos cultuaram no coração de seu povo o amor pelas tradições e, todos os anos, os gaúchos tratam de lembrar os feitos dos heróis do passado no Acampamento Farroupilha. O evento ocorre entre os dias 07 e 22 de setembro no Parque Harmonia, em Porto Alegre.

Em um stand recheado de artigos voltados à cultura gaúcha, a vendedora Regina Israel Alves participa há quatro anos do Acampamento e das cavalgadas Farroupilhas que antecedem o evento. “Participei dos dez dias de cavalgada que trouxeram a Chama Crioula. Meu piquete foi campeão entre os cavalarianos da praia”, destaca com orgulho. Ela comenta ainda que, se não estivesse trabalhando, visitaria piquete por piquete para sentar, tomar um chimarrão e confraternizar.

acamp9Bairrista de plantão, o comerciante Adalto Souza estampa em seu rosto a satisfação de participar da grande festa Farroupilha. Ele frisa que este é o momento do povo gaúcho viver essa grande paixão. “O Acampamento é, para mim, o encontro da família e o tempo onde o gaúcho vive as tradições do passado”, ressalta. Outro vendedor, Getúlio Ferreira da Silva, que comercializa facas campeiras, lembra o aspecto histórico do evento, sendo o Acampamento a comemoração da grande revolução da história do Rio Grande do Sul. Contudo, ele não pode se animar muito com a festa, pois o serviço lhe chama. “Às vezes não dá tempo nem para dar uma saidinha. Meu trabalho começa cedo e pode ir até de madrugada”, explica.

O Acampamento

Com entrada gratuita, o Acampamento tem quatro mil vagas de estacionamento ao custo de R$ 15,00, localizadas no entorno do parque. Alimentação típica do Rio Grande do Sul, lanches e brinquedos também fazem parte das atrações do evento. Somente no ano passado, 20 mil crianças da rede de ensino conheceram de perto as tradições gaúchas.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA