Capa Memória Coberturas Especiais Semana Farroupilha Resgate da cultura tradicionalista no Acampamento Farroupilha 2013
Resgate da cultura tradicionalista no Acampamento Farroupilha 2013 Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli
Quinta, 12 de Setembro de 2013 - 13:42

criancasAproximar a cultura tradicionalista das crianças de escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, de Porto Alegre e do Estado, é o objetivo do projeto Ciranda Escolar, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, para o Acampamento Farroupilha 2013.

De acordo com a coordenadora do projeto, Vera Mena Barreto, a aproximação dos alunos com a cultura regional é uma forma de "resgatar e não deixar se perder a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul”, ressalta.

Entre as atividades previstas está um passeio pelo Parque Maurício Sirotski Sobrinho, com visita ao Centro de Eventos e à fazendinha para conhecer os animais. As temáticas abordadas nas oficinas são variadas e incluem a dança, em especial a do pezinho e o maçanico, explicações sobre ritmos típicos, música, poesia, uso da vestimenta gaúcha e teatro de fantoches, entre outras.

criancas2De acordo com o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, divulgar as ações é importante, pois além de promover a cultura gaúcha, desfaz a imagem de que o Acampamento Farroupilha é um reduto de bêbados, de briga e confusão.

Para as escolas que desejam participar das oficinas do Ciranda Escolar ainda restam vagas, e as inscrições podem ser feitas no próprio Acampamento Farroupilha, no estande da prefeitura no parque Maurício Sirotski Sobrinho ou na Casa do Gaúcho.