Aproximar a cultura tradicionalista das crianças de escolas de ensino fundamental, públicas e particulares, de Porto Alegre e do Estado, é o objetivo do projeto Ciranda Escolar, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, para o Acampamento Farroupilha 2013.
De acordo com a coordenadora do projeto, Vera Mena Barreto, a aproximação dos alunos com a cultura regional é uma forma de "resgatar e não deixar se perder a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul”, ressalta.
Entre as atividades previstas está um passeio pelo Parque Maurício Sirotski Sobrinho, com visita ao Centro de Eventos e à fazendinha para conhecer os animais. As temáticas abordadas nas oficinas são variadas e incluem a dança, em especial a do pezinho e o maçanico, explicações sobre ritmos típicos, música, poesia, uso da vestimenta gaúcha e teatro de fantoches, entre outras.
De acordo com o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, divulgar as ações é importante, pois além de promover a cultura gaúcha, desfaz a imagem de que o Acampamento Farroupilha é um reduto de bêbados, de briga e confusão.
Para as escolas que desejam participar das oficinas do Ciranda Escolar ainda restam vagas, e as inscrições podem ser feitas no próprio Acampamento Farroupilha, no estande da prefeitura no parque Maurício Sirotski Sobrinho ou na Casa do Gaúcho. |