Capa Memória Coberturas Especiais WMA 2013 IPA no maior evento esportivo da história do Rio Grande do Sul
IPA no maior evento esportivo da história do Rio Grande do Sul Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Sexta, 18 de Outubro de 2013 - 00:00

WMA logoPorto Alegre receberá, entre os dias 16 e 27 de outubro de 2013, o maior evento esportivo já realizado no Rio Grande do Sul. Trata-se do 20º World Masters Athletics (WMA), uma competição mundial de atletismo onde desportistas com mais de 35 anos de idade disputarão provas de pista e campo, cross country e maratonas. Mas um dos destaques desta edição, a primeira realizada na América Latina, está fora das pistas: é a participação de estudantes do IPA em diferentes funções, especialmente na cobertura internacional.

O World Master Athletics vai reunir um colegiado de cursos. Além de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, estudantes de Turismo, Administração, Direito e Contabilidade participarão de forma voluntária, obtendo experiências de campo e crescendo academicamente. Para o IPA, o principal legado será a aquisição de modernos equipamentos para os laboratórios de áudio, foto e TV.

O coordenador do curso de Jornalismo Fabio Berti constata que este é um momento histórico para Porto Alegre e também para o IPA. Segundo ele, a proposta oportuniza aos alunos a convivência com a realidade dos grandes eventos internacionais. “Será uma experiência ímpar para nossos acadêmicos e nossa equipe docente e técnica, inaugurando um novo momento em que o IPA se associa a ações de grande repercussão pública” argumenta. Nesse contexto, o coordenador de Publicidade e Propaganda, Mário Neto, destaca o novo projeto do IPA, que deve se posicionar entre os referenciais das instituições de nível superior. “O WMA, somado aos livros que a instituição está adquirindo, os novos equipamentos e o novo técnico do Laboratório de TV, mostra que estamos vivendo um momento diferente no IPA”, analisa.

Nesta edição do evento, participarão 4,2 mil atletas divididos entre 14 categorias que vão competir em 27 modalidades. As provas acontecerão simultaneamente no CETE do Menino Deus, Parque Esportivo da PUCRS, ESEF da Ufrgs e Sogipa. Estima-se um fluxo de 200 mil pessoas como público final. Para o Estado, o Master Athtletics será um grande teste para a Copa do Mundo de 2014, principalmente nas áreas de segurança, saúde, hospitalidade e voluntariado.

Alunos voluntários

Os alunos que desejarem participar do XX World Masters Athletics devem manifestar até 08 de outubro seu interesse pessoalmente junto à Agência Experimental de Jornalismo (AJOR) ou à coordenação do curso. O evento ocorre diariamente às 8h da manhã e termina às 21h, sendo que estão programadas escalas entre os voluntários para otimizar a cobertura.

Interessados devem informar a sua disponibilidade, dados de contato e, o mais importante, se comprometerem a cumprir as atividades acordadas com a assessoria de comunicação do evento.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do WMA: https://wma2013.com/