banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais WMA 2013 Aquilo que o pai fazia
Aquilo que o pai fazia Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti   
Quinta, 24 de Outubro de 2013 - 15:37
Mundial de Atletismo Master 2013 (WMA, sigla em inglês)
Aos 43 anos, o catarinese Olavo José Reali exibe porte físico que daria inveja a qualquer atleta mais jovem. Seu treinamento é diário, de segunda a sexta, e, pelo esforço, já colheu os louros da conquista em grandes competições nacionais e internacionais. Nesta edição do Mundial de Atletismo Master 2013 (WMA, sigla em inglês), já conquistou a prata, após lançamento do Martelete de 16 kg, ao atingir a marca de 13,99 m.
 
Sua dedicação ao Atletismo começou aos 16 anos, mas parou aos 24, por motivos de trabalho. Durante dez anos ele ficou afastado do esporte para se dedicar à administração da Rádio RBN, de Jaraguá do Sul – um veículo, segundo ele, informativo e esportivo. Seu retorno foi marcado por um fato familiar. Após assistir as Olimpíadas de Atenas, em 2004, com o filho, Olavo José Reali Jr, o pai coruja disse: “Isso é o que eu fazia”. Olavinho, como é chamado por amigos, não acreditou e respondeu: “Ah, conta outra”.

Neste contexto, o fruto não caiu muito longe do pé. Olavinho, seguindo a tradição da família no Atletismo, conquistou o campeonato estadual de Santa Catarina e terminou 2012 como detentor dos recordes catarinenses na categoria mirim e pré-mirim na prova do lançamento do martelo. No ranking brasileiro até 14 anos, o atleta fechou o ano passado em primeiro lugar. Hoje, os dois estão na ativa para as modalidades de lançamento. A outra filha de Olavo, Tahyama, de 18 anos, também atua no esporte.
 
O que acontecerá daqui a alguns anos, ninguém sabe. O futuro de Olavo, contudo, está na continuidade no Atletismo. Após o Mundial, acontecem os Jogos Abertos de Santa Catarina, a competição mais importante do estado na categoria adulta. Ele pretende competir até o limite de seu corpo, mas indica também que superar limites é seu maior desafio. “Nada limita o sonho”, conclui.
 
Confira os principais títulos de Olavo José Reali
 
Campeão Brasileiro Juvenil
Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Campeão Brasileiro e Sul-Americano de Martelo
Mundial Master de Atletismo – Prata no Martelo
 
Texto e foto: Gabriel Guidotti, voluntário do curso de Jornalismo do IPA no WMA 2013.
 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA