banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais WMA 2013 É do Uruguai o recorde mundial em salto em altura
É do Uruguai o recorde mundial em salto em altura Imprimir
Escrito por Carlos Tiburski   
Sexta, 25 de Outubro de 2013 - 13:00

O uruguaio Washington Flores quebra recorde mundial de salto em alturaWashington Flores, 88 anos, quebrou hoje (24/10) o recorde mundial em Salto em Altura na 20ª edição do WMA. Competindo na categoria de 85 a 89 anos, Flores saltou 1,26m e roubou o recorde da Finlândia.

Desde que Flores ingressou na categoria sênior, os recordes começaram a aparecer. O resultado alcançado hoje é fruto de 26 anos de treinamento, desde quando era guri e corria pelos campos, montes e depressões de água, em Termas de Arapey, cidade que fica a 180 quilômetros de Uruguaiana/RS, no alto Uruguai.

No WMA 2013, Flores também conquistou o segundo lugar nos 100 metros rasos e o primeiro em salto em distância, pulando 3,55m, que lhe valeu um recorde sul-americano na categoria master.

O Uruguai trouxe em sua delegação 88 atletas e conquistou até agora 10 medalhas: três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Carlos Tiburski entrevista Washington FloresCarlos Tiburski entrevista Washington Flores

Política

Sobre o momento político que o Uruguai vive atualmente com o presidente José Mujica, Flores afirma: “Mujica tem boas ideias e quer fazer muito, mas a base política do governo não permite”. Sobre as decisões quanto a legalização da cannabis e o direito ao aborto, Flores não tem opinião formada, mas assume que Mujica quer ir mais além.

Família

O atleta atualmente é aposentado, mas já foi do exército e por muito tempo bombeiro. Ele fala com emoção da esposa que faleceu há um ano e oito meses. Foi quando Flores parou de treinar depois de participar da competição pelo Sul Americano, em Santiago do Chile. Retornar agora é uma homenagem aos 63 anos de companheirismo ao lado da esposa, Auxilia Duarte, que faleceu aos 87 anos. Essa é uma forma de retomar a vida enquanto não é chamado para bater mais recordes em outras paragens.

Texto e foto: Carlos Tiburski, voluntário do curso de Jornalismo no WMA 2013.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA