banner multi
Capa Memória Coberturas Especiais WMA 2013 O orgulho de Portugal
O orgulho de Portugal Imprimir
Escrito por Graziella Silva   
Quarta, 23 de Outubro de 2013 - 10:52

lauraAtletas de mais de 80 países estão em Porto Alegre para competir no 20° Campeonato Mundial de Atletismo Master. Entre esses países está Portugal. É de lá que vem Joaquina Flores. Aos 73 anos, sendo 23 de atletismo profissional, Joaquina, começou a praticar o esporte por incentivo do irmão que também foi atleta. Considerada uma referência no seu país, a atleta ressalta a importância do esporte em sua vida: “Antes eu andava com um saco de remédios atrás de mim e eu nunca mais tomei os remédios, eu nunca mais tomei nada, estou aqui, graças a Deus, e quando tenho qualquer problema, eu vou fazer o meu treino, tomo uma ducha e fico nova”, declarou a Portuguesa.

A competição é uma das muitas em que Joaquina já participou. Só no Mundial de Atletismo Master, Joaquina compete em 3 provas de modalidades diferentes, sendo uma delas a de 5.000 metros, que lhe garantiu, na tarde deste sábado, a medalha de prata. Recordista Mundial na prova de 10.000 metros, a competidora subiu ao pódio exibindo uma mascote, que segundo ela foi dado pela neta.

Casada há 53 anos, ela não poupa elogios quando o assunto é o marido. “Eu não sou só atleta, eu sou mãe, eu sou avó, eu faço tudo, estou aqui, deixei tudo organizado, porque eu tenho um marido espetacular, que é meu pai, meu irmão, meu amigo e meu namorado.” E ainda diz que o esposo não só a apoia, mas também é seu empresário. Em muitas das vezes, é ele quem incentiva Joaquina a ir às competições.

Notícias relacionadas

Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA