banner multi
Capa Memória Esportes Paulistas dominam a maratona de Porto Alegre
Paulistas dominam a maratona de Porto Alegre Imprimir
Escrito por Rodrigo Figueiró   
Segunda, 25 de Maio de 2009 - 14:01

bastos2

Mais de quatro mil atletas de todo o país participaram nesse domingo, 24 de maio, da 26ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que teve largada às 7h, na Av. Augusto de Carvalho, em frente ao Centro Administrativo do Estado. Também ocorreram no mesmo dia a 4ª edição da Maratona de Revezamento Brasken e a Rústica de Porto Alegre. O domínio total foi dos paulistas, que venceram a maratona tanto no feminino quanto no masculino.

No masculino o vencedor foi Adriano Bastos, que percorreu o percurso de 42 km com o tempo de 2h19min19s. Bastos era considerado o favorito para vencer a prova, tendo em vista o seu currículo. Ele é hexacampeão da maratona da Disney que é realizada dentro do parque de diversões na Flórida e bi-campeão da Maratona de Santa Catarina. ”A expectativa era muito grande em cima de mim, o pessoal me considerava favorito. Consegui cumprir a minha meta de vencer e ainda fechar a prova abaixo de 2h20min”, disse. O atleta tem tatuado no braço seis imagens do personagem de desenho animado Mickey Mouse, uma alusão às vitórias obtidas nos Estados Unidos. Perguntado pela imprensa gaúcha se agora ele iria tatuar alguma imagem que representasse a cidade de Porto Alegre, respondeu que não sabia qual era o símbolo mais significativo da região. Os repórteres sugeriram que poderia ser o laçador ou então o pôr do sol, meio sem graça, Bastos respondeu: “É... quem sabe”. Em segundo lugar chegou José Pereira da Silva, atleta do Cruzeiro de Minas Gerais e em terceiro Giliard Altair Pinheiro, de Santa Catarina.

Entre as mulheres a campeã da prova foi a paulista Conceição Maria de Carvalho que superou a bi - campeã da Maratona de Porto Alegre, Rosa Jussara Barbosa e terminou o percurso com o tempo de 2h43min25s. “Respeito muito a Rosa, é uma atleta excelente, mas o que conta é a preparação. Me preparei muito para vir aqui. Fui até o meio da prova com ela, depois vi que eu estava sobrando e decidi ir para frente”, observou a vencedora. Conceição disse ser privilegiada por poder participar da competição na cidade, destacou que se o calendário permitir, pretende estar novamente  nas ruas da capital dos gaúchos no ano que vem. Em terceiro lugar, chegou a gaúcha Luciana Beatriz da Luz.

Na mesma largada da Maratona, ocorreu a Rústica de Porto Alegre, que teve como vencedores o ,agora bi-campeão da prova, Dalvane dos Santos, no masculino, com o tempo de 26min e no feminino Cleide Maria de Souza, que fez o percurso de 10 km em 33 min. Destaque também para os “cadeirantes” Carlos Roberto Oliveira, oito vezes campeão da categoria cadeirantes (andam e competem numa cadeira de rodas) e Erinelda Rodrigues. Os atletas percorreram os 42 km da maratona, com o tempo de 2h 2min e 2h37min, respectivamente. Centenas de pessoas acompanharam desde cedo a competição, que foi brindada com um lindo domingo de sol.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA