banner multi
Capa Memória Esportes Grêmio vence o Gre-Nal dos 100 anos
Grêmio vence o Gre-Nal dos 100 anos Imprimir
Escrito por Rodrigo Figueiró   
Segunda, 20 de Julho de 2009 - 10:33

gremio100-1

No final de semana em que o maior clássico do futebol brasileiro comemora 100 anos de história, o Grêmio venceu o Gre-Nal válido pelo Campeonato Brasileiro e agora sonha com o título. Mais de 40 mil torcedores puderam acompanhar a partida nesse domingo, no Estádio Olímpico. Para alegria de um lado e tristeza do outro, o Grêmio venceu na virada, pelo placar de 2 x 1 sobre o Internacional.

Há um século teve início o super clássico do futebol brasileiro. No dia 18 de julho de 1909, o Sport Clube Internacional, recém fundado, desafiaria o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para uma partida. Com alguns anos de história a mais, em 1903, surgia o tricolor que chegou a pensar em não disputar a partida com o adversário, porém aceitou e venceu com um amplo placar de 10 x 0. Dava-se início ao maior clássico de futebol do Brasil.

Um dia após este grande clássico ter completado um século de vida, o Grêmio foi o melhor e conseguiu bater o Internacional no Estádio Olímpico. Um jogo que certamente entrará para história do futebol. “No primeiro Gre-Nal o Grêmio venceu, cem anos depois, venceu novamente. É positivo para o clube e fica marcado para história. Daqui a 50 anos quero estar vivo e ser lembrado por este jogo”, declarou o meia Tcheco.

Foi uma partida muito disputada. Os dois times entraram com muita vontade de vencer o clássico e as duas torcidas fizeram uma bonita festa, sem incidentes. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Nilmar aproveitou a bobeira da defesa gremista e abriu o marcador, com um chute indefensável para o goleiro Victor. Porém o Grêmio não se abalou e, com a ajuda da torcida, que compareceu em maioria, partiu para o ataque e empatou com Souza, cobrando uma falta com precisão, no ângulo direito do goleiro Lauro, ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, o tricolor voltou mais empenhado e dominando os espaços do campo. Aos 25 minutos da etapa complementar, o centroavante Máxi Lópes aproveitou um bate-rebate na área do Inter, após cobrança de falta de Souza e, de cabeça, decretou a vitória do Grêmio, no jogo em que a torcida gremista diz ter sido “o verdadeiro clássico do centenário”. “O Grêmio jogou muito bem e mereceu ganhar, já estou começando a pensar em ganhar o brasileirão”, disse o presidente do Grêmio, Duda kroef.

Passado o grande jogo, agora as duas equipes já começam a projetar os próximos jogos do Campeonato Brasileiro, com o resultado da partida, o tricolor ficou em sétimo lugar na tabela e o colorado acabou a rodada em terceiro. No meio da semana, o Grêmio enfrenta o Avaí fora de casa e o Inter joga contra o São Paulo, no Beira Rio. “Não deixo de assumir a culpa pela derrota, e ter responsabilidade. O Rio Grande do Sul vive vermelho ou azul e quando há uma derrota, a pressão é maior. Na quarta-feira já tem jogo e podemos reverter essa situação em seguida”, desabafou o técnico colorado, Tite.

Pelo lado gremista, o meia e capitão da equipe, Tcheco, disse que é preciso ter cautela nesse momento. A torcida e os jogadores devem comemorar a vitória, mas em seguida devem começar a pensar no que vem pela frente no campeonato. “Foi uma vitória convincente, mas não podemos nos empolgar. Outros times têm seus objetivos, agora pegamos o Avaí, e lá é sempre ruim de jogar”, disse.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA