banner multi
Capa Memória Esportes Olimpíadas Rio 2016
Olimpíadas Rio 2016 Imprimir
Escrito por Manoel Canepa   
Sexta, 02 de Outubro de 2009 - 20:00

logos2016O Rio de Janeiro é a sede das Olimpíadas de 2016. O anúncio ocorreu hoje, dia 02 de outubro, em Copenhagen, na Dinamarca. Por volta das 13h50min (horário de Brasília), o Rio desbancou Chicago, Tókio e Madrid, as outras cidades concorrentes.

Na votação final, o Rio derrotou Madrid por 66 a 32 votos. A capital espanhola era tida como uma das favoritas, uma vez que possuía mais de 80% da estrutura necessária para sediar os Jogos Olímpicos. Porém a apresentação emocionada da comissão brasileira, composta por dirigentes, atletas e políticos, como o próprio presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, parece ter sido um componente decisivo na escolha da capital fluminense.

Acredita-se que outro fator decisivo na decisão tenha sido o apoio popular. Segundo levantamentos recentes, a grande maioria dos moradores do Rio era favorável à realização das Olimpíadas em sua cidade, situação diferenciada de Tókio e Chicago que, inclusive, recebeu manifestações contrárias à possibilidade de sediar os Jogos.

Outro ponto favorável para os brasileiros é que  Madrid, encontra-se em território europeu, continente onde ocorrerá as próximas Olimpíadas, no ano de 2012, em Londres. Com o resultado, essa será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão realizados no continente Sul-Americano.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA