Capa Memória Esportes Elano e Maicon salvam o Brasil na estreia da Copa
Elano e Maicon salvam o Brasil na estreia da Copa Imprimir
Escrito por Matheus Pannebecker
Quarta, 16 de Junho de 2010 - 11:02

brasilxcoreiaO Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo da África do Sul, na última terça-feira A equipe brasileira venceu por 2 a 1 o time da Coréia do Norte. O jogo foi disputado no estádio Ellis Park, na cidade de Joanesburgo. Mesmo com vitória, críticas não faltaram ao desempenho da equipe de Dunga.

Desde quando anunciou os nomes convocados para a Copa, Dunga foi alvo de muitas críticas. Quando deixou nomes importantes de lado na convocação, já adquiriu a descrença de boa parte dos apreciadores de futebol. Mas, se Dunga tinha a oportunidade de mostrar que suas escolhas estavam certas, não conseguiu mostrar firmeza e dividiu opiniões com o resultado alcançado em campo.

Para o estudante de Jornalismo, Rafael Souza, "O time começou o jogo parecendo um pouco ansioso. O Brasil jogou de forma muito muito burocratica durante toda a partida.". Para ele os craques como Kaká e Robinho não estiveram nem perto de apresentar grandes atuações. No entanto, o estudante destaca o sistema defensivo da Coreia como um dificultador: "A Coreia do Norte estava muito fechada defensivamente e isso atrapalhava muito os ataques do Brasil".

Já o apresentador do programa de rádio "Pah e Bola" e estudante de Jornalismo, Diego Oyarzabal, afirma que a seleção de Dunga saiu de campo com o dever cumprido. De acordo com Oyarzabal, "Foi a vantagem no placar alcançada com o primeiro gol (do jogador Maicon, aos 10 minutos) que fez com que o Brasil se sentisse mais seguro em campo.

Oyarzabal ainda destaca a tranquilidade que tomou conta da partida após o segundo gol, que veio dos pés de Elano. "A essa altura, o goleiro Júlio César era apenas um espectador do jogo, não sendo muito exigido, já que a Coréia do Norte não atacava muito", destaca. Ele ainda comenta que o time coreano só teve mais duas oportunidades de ataque, nos momentos finais do jogo – sendo que uma delas resultou e bola na rede. O único gol da Coreia na partida veio aos 43 minutos, pelo jogador Yun Nam.

O segundo jogo da seleção é no próximo domingo, dia 20, às 15h e 30min (horário de Brasília), contra Costa do Marfim, que empatou em 0 a 0 contra Portugal