Capa Memória Geral Semana do Meio Ambiente movimenta escola e incentiva a pensar num mundo melhor
Semana do Meio Ambiente movimenta escola e incentiva a pensar num mundo melhor Imprimir
Escrito por *Daiane Bochi e Guilherme Neto
Terça, 14 de Junho de 2011 - 10:54

semana-meio-ambienteNo período de 4 a 10 de junho, aconteceu, em âmbito nacional, a Semana do Meio Ambiente, um espaço destinado ao desenvolvimento de projetos e eventos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no país.

No Colégio João XXIII, em Porto Alegre, a professora Maristela Dutra coordenou o projeto "Os pais ensinando o cuidado com o planeta", que trouxe à instituição, pais de alunos, com formação nas áreas das Ciências Naturais, para palestrar sobre o que pode ser feito para evitar danos à natureza. Foram abordados temas como: a consciência ambiental, a ocupação do solo e a sua preservação, explanados pelo geólogo Norberto Lessa, pai de um aluno da escola.

O projeto contou com palestras interativas, onde alunos e pais trocaram ideias sobre métodos para o combate da degradação natural, bem como os males causados pela poluição.

Entre as atividades, uma oficina pedagógica chamou a atenção. Com o tema: 'do óleo de cozinha ao sabão caseiro', os alunos aprenderam a transformar o óleo de cozinha da cantina, descartado após as frituras, em barras de sabão.

Maristela Dutra destacou a importância de incentivar as crianças a reciclarem os materiais e a preservarem o próprio futuro. "A nova geração tem que aprender a cuidar do meio ambiente em que convive para não sofrer as consequências da poluição futuramente. E estes ensinamentos devem ser passados para seus filhos e netos".

O projeto contou também com a produção de cartazes e pesquisa sobre 'dicas para se viver em um mundo melhor'.

* Alunos da disciplina de Projeto Experimental I do curso de Jornalismo