Capa Memória Geral Sua vontade em um "click"
Sua vontade em um "click" Imprimir
Escrito por * Gabriel Telles Ferreira e Guilherme Sampaio Guimarães
Terça, 14 de Junho de 2011 - 17:47

mlO e-commerce ou comércio eletrônico, tornou-se o meio mais fácil, rápido e barato para a aquisição de qualquer tipo de produto. Hoje, estima-se que o faturamento só no Brasil tenha passado a marca de 11 bilhões de reais. E esse número só tende a crescer ainda mais.

Ao longo de 30 anos, o significado de comércio eletrônico sofreu diversas alterações. Inicialmente o termo e-commerce foi atribuído à transações comerciais com tecnologias disponíveis nos anos 70, como o Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfer (EFT). Suas principais características e ações partiam de empresas que poderiam enviar eletronicamente documentos comerciais, como ordem de compras e contas.

História

A chegada da internet começou a partir da metade dos anos 90. Considerada uma ferramenta instável, de baixa qualidade e cara, somente após cinco anos, os protocolos de segurança e a tecnologia DSL (transmissão digital de dados via rede de telefonia) permitiram uma solidez e fluidez continua na conexão à internet, atribuindo, então, outro desempenho às redes de computadores no planeta.

Com o sucesso dessa criação, empresas privadas americanas e européias passaram a utilizar a internet de banda larga para obter novas fontes de arrecadação. Nascia, assim, o e-commerce, uma associação da palavra 'comércio eletrônico' a transferências virtuais de clientes diretamente com o fornecedor, no caso, a loja que detém o produto desejado.

Uma revolução

saveme

Anúncio do site http://www.saveme.com.br/compra-coletiva

Revolucionária no ramo do comércio, essa transação direta permitiu baratear o custo do produto além de agilizar o serviço e trazer muitas vantagens para o fornecedor, visto que não é necessária uma loja física instalada.

Segundo o proprietário da Metamorfose Boutique, loja de roupas e acessórios, Róbson Dahmer Guimarães, a implantação do e-commerce na sua loja foi essencial para abertura da filial em Canoas, tendo sua matriz fixada em Porto Alegre. "Graças ao e-commerce, minhas vendas aumentaram, pude abrir, inclusive, outra loja física em Canoas". E conclui: "Aliás, vou continuar com este meio de vendas, para, se tudo der certo, abrir uma outra filial fora do estado".

Hoje, qualquer pessoa pode se favorecer desse mecanismo de compras e vendas. Sendo um caminho facilitador, a margem e os números só tendem a aumentar no Brasil e no mundo. É possível encontrar em sites especializados, a exemplo do Peixe Urbano, um dos primeiros a entrar no país, desde jantares em grupos até equipamentos eletrônicos em condições baratas de pagamentos e descontos exclusivos para quem interessar.

mlVenda de filhotes: http://produto.mercadolivre.com.br

Um exemplo curioso de que o e-commerce abrange quase tudo relacionado à compra e venda foi a aquisição de um cachorro, da raça Labrador, feita por Gustavo Dietrich. Gustavo conta que fez a compra por um sítio famoso na área de e-commerce e negociou com a vendedora via e-mail. A vendedora mostrou as fotos da ninhada para ele escolher, inclusive, o sexo do filhote. O Labrador foi vendido para Gustavo a R$ 200,00 e terá um prazo de entrega estimado em 35 dias para que seja concluído o período de amamentação do filhote.

Por isso, o e-commerce tomou forma no cenário virtual, sendo considerado indispensável em uma sociedade cada vez mais preocupada com a velocidade e praticidade das ações. Ou seja, será melhor sair de casa, pegar o carro e agüentar filas para se comprar o tão sonhado produto ou obtê-lo por um preço mais econômico, no conforto de sua casa? Faça sua escolha.

* Alunos da disciplina de Projeto Experimental 1