Capa Memória Geral Ônibus da linha turismo, um novo jeito de ver Porto Alegre
Ônibus da linha turismo, um novo jeito de ver Porto Alegre Imprimir
Escrito por Gabriele Rocha e Taiane Fagundes
Quinta, 16 de Junho de 2011 - 16:42

DSCF2293A linha de ônibus "Turismo Centro Histórico", de Porto Alegre, é uma ótima oportunidade para quem quer descobrir ou redescobrir fatos e acontecimentos históricos da capital dos gaúchos. Com capacidade para levar até 80 passageiros, o ônibus percorre 27 km, numa velocidade de 40 Km por hora, ideal para desfrutar dos principais atrativos da cidade.

Nas ruas desde janeiro de 2003, o ônibus apresenta um design diferenciado e dispõe de dois andares, sendo a parte superior descoberta, a fim de permitir maior contato com a paisagem da cidade. Equipado com câmeras de segurança e auto-falantes, o coletivo disponibiliza informações turísticas, que são apresentadas por guias especializados e bilíngues.

Para acompanhar o passeio, o guia precisa ter formação em Turismo e ter participado de um curso técnico onde aprende a captar e passar todas as informações sobre cada ponto histórico da cidade. "As informações são estudadas, e passadas de guia para guia. Cabe a nós acrescentarmos algo a mais", afirma a guia Josse Weingartner, de 24 anos.

O passeio inicia apresentando o complexo arquitetônico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um conjunto histórico de grande expressividade no contexto urbano de Porto Alegre, pertencente a uma das universidades públicas mais antigas do Brasil.

Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores e 582 praças, entre seu acervo biológico. Por isso, dois dos mais frequentados parques da cidade podem ser vistos no trajeto: o Parque Farroupilha (Redenção) que recebeu esse nome no ano de 1935, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. Entre os seus atrativos, além dos monumentos, está o Brick da Redenção, onde, há mais de 30 anos, acontecem as feiras de antiguidades, artesanatos e gastronomia. O outro espaço verde é o Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, inaugurado em 1972, e cujo nome foi atribuído à existência de moinhos que transformavam o trigo em farinha. Hoje, o parque oferece opções de lazer como quadras de futebol, tênis e vôlei.

Quando o ônibus chega à área central da cidade, os turistas podem ver o processo de restauração da 1º praça municipal, a Praça da Alfândega, além de obras históricas da arquitetura como o Museu de Artes do RS (Margs), Memorial do Rio Grande do Sul, Palácio do Governo, Catedral Metropolitana, Theatro São Pedro e o Mercado Público, entre outras.

Os visitantes também vão conhecer as sedes dos seus dois times de futebol, grandes paixões dos gaúchos: o Gigante da Beira Rio, do Internacional, que há 42 anos recebe a torcida colorada e tem esse nome, pois está localizado na beira do Rio Guaíba, e o Olímpico Monumental, estádio do Grêmio, inaugurado em 1954, com capacidade para abrigar aproximadamente 45.000 pessoas.

Muitas pessoas fazem esse passeio para conhecer melhor POA, mas Milton Santellano Júnior, 19 anos, técnico em informática, de Viamão, afirma que somente esse passeio não mostra toda a cidade. "Porto Alegre é um lugar lindo, com uma história e lugares impressionantes, mas só com esses 80 min de passeio não dá pra desfrutar de tudo".

Segundo Maria Clara Souza Carvalho de Oliveira, 17 anos, de Porto Alegre, "A vista no andar de cima é bem melhor! Tem aquela descida da rua Ramiro Barcelos que parece uma montanha russa, muito divertida".

Além do Centro Histórico, a linha de turismo também faz um roteiro pela Zona Sul. Os dois itinerários oferecem aos turistas e porto-alegrenses, um novo jeito de enxergar Porto Alegre.

Infos

Local de saída do passeio: Secretaria Municipal de Turismo - Travessa do Carmo, 84 - Cidade Baixa.
Preço: R$ 15,00 em qualquer piso.
OBS.: Só não sai em caso de chuva.
Informações: (51) 0800.517686

Itinerário da linha de Turismo de Porto Alegre

Complexo Arquitetônico da UFRGS, Parque Farroupilha (Redenção) / Brique, Planetário Prof. José Baptista Pereira, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Hidráulica Moinhos de Vento, Shopping Total, Santa Casa de Misericórdia, Praça Mal. Deodoro da Fonseca (Praça da Matriz), Paço Municipal / Mercado Público Central, Casa de Cultura Mário Quintana, Centro Cultural Usina do Gasômetro, Anfiteatro Pôr-do-sol, Estádio Gigante da Beira-Rio, Igreja Menino Deus, Estádio Olímpico Monumental / Rótula do Papa, Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.