Capa Memória Geral Novas oportunidades, através da educação popular
Novas oportunidades, através da educação popular Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Quinta, 04 de Agosto de 2011 - 13:11

popular-vestibular Com o intuito de preparar os estudantes sem condições financeiras para disputarem uma vaga no ensino superior, foi criada, no ano 2000, a Organização Não Governamental Educação Popular (Ongep), que disponibiliza vagas para o curso pré-vestibular 'Popular'. Com 40% de aprovação no último vestibular da Ufrgs, o projeto abre portas para os estudantes de baixa renda terem chance de alcançar a sua graduação no ensino superior.

A ideia que originou a ONG surgiu através de alunos e professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mas foi muito além das salas de aula. Através da ajuda de movimentos sociais, como o do Jardim Carvalho, o projeto, que era para ser apenas mais um trabalho acadêmico, se concretizou e no mesmo ano recebeu duas salas de aula emprestadas na Escola Estadual Gema Angelina Belia.

Atualmente a Organização já possui uma sede própria, localizada em Porto Alegre, e um número de 72 alunos, divididos entre os turnos da tarde e da noite. Com o passar dos anos, a ONG conseguiu também patrocínio da Eletrobrás, companhia de energia do governo federal.

Para manter a nova estrutura, o pré-vestibular 'Popular' cobra dos estudantes uma quantia de 5 parcelas de 90 reais. E esse valor é usado para confecção de materiais didáticos, como a apostila da Ongep, criada pelos colaboradores do curso, e também custear o aluguel da sede. "As mensalidades visam pagar a estrutura do curso, além disso, os alunos recebem também o material didático sem nenhum custo adicional", explica o presidente da organização, Mario Rangel.

A instituição não governamental privilegia o ingresso de alunos que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, sempre com prioridade para alunos de baixa renda. Os estudantes que não possuem condições de pagar o valor do curso, tem a possibilidade de receber isenção deste valor. "Como possuímos patrocínio do governo federal, temos a possibilidade de fornecer bolsas. Para isso nós fazemos uma entrevista com os estudantes antes do ingresso no curso", comenta Rangel. Além disso, o patrocinador exige que alunos que possuam o benefício do bolsa família também ingressem no curso, sem necessidade de quaisquer gastos.

O corpo de professores e colaboradores da ONG é formado por voluntários, em sua maioria estudantes que procuram experiência no mercado e visam colocar em prática a teoria aprendida nas universidades. A estudante e aluna da Ongep, Thassiane da Silva considera o curso "muito bom" e diz que o fato dos professores também estarem aprendendo permite maior proximidade deles em relação aos alunos. "O bom do curso da Ongep é a proximidade que temos com o professor. Eles são nossos amigos, e aqui não há aquela distancia entre professor e aluno como há em outros cursinhos".

As atividades realizadas na organização não são remuneradas, mas os colaboradores afirmam que há um retorno positivo em suas participações, como a experiência em sala de aula e o desenvolvimento pessoal. O professor de Geografia e voluntário do projeto, Giordano Bombardelli, diz que o retorno que sente ao trabalhar na Ongep "é o reconhecimento dos alunos que fizeram o curso, entraram na universidade e nos agradecem pelo nosso trabalho". E complementa: "esse tipo de elogio para quem gosta de lecionar é o maior ganho".

Para tornar-se professor do Pré Vestibular Popular, basta estar frequentando a graduação em cursos de licenciatura e entrar em contato através do site http://pvp.ongep.org/, telefone (51) 3023-3929 ou e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Quem deseja concorrer a uma vaga para o curso pré-vestibular Popular, deve estar atento aos prazos e informações disponibilizadas em: http://pvp.ongep.org/index.php/inscricoes.