banner multi
Capa Memória Geral Lago Guaíba recebe o Cataramã
Lago Guaíba recebe o Cataramã Imprimir
Escrito por Andreia Pires   
Quarta, 02 de Novembro de 2011 - 23:57

balsa-guaibaO percurso entre Porto Alegre e Guaíba, na Região Metropolitana, ganhou um novo trajeto com a travessia fluvial. O projeto foi retomado durante o Governo Ieda Crusius e inaugurado oficialmente na ultima quinta-feira, 27 de outubro, pelo governador Tarso Genro.

A distância entre as duas cidades que por via terrestre pode levar até uma hora, com o Cataramã é feita em 25 minutos. A embarcação, além de ser um meio de transporte rápido e seguro, oferece acessibilidade e conforto aos passageiros, brindando-os também com as belas paisagens do Lago Guaíba.

Com velocidade máxima de 70 km por hora e 120 acentos, a balsa operada pela Catsul, empresa do Grupo Ouro e Prata tem seu ingresso de segunda à sexta-feira no valor de R$ 6,00 e aos finais de semana R$ 7,00, que pode ser pago com o cartão TEU Metropolitano, sistema de transporte oferecido pela grande maioria das empresas.

Em seu primeiro dia útil de funcionamento a procura foi baixa, mas durante o primeiro final de semana de atividade a movimentação foi intensa. Sendo a opção de passeio escolhida por famílias inteiras. Muitas delas aproveitaram o novo meio de transporte para visitar a Feira do Livro, que acontece no centro da capital. Nas margens pessoas de todas as idades formavam fila, com olhares curiosos para ver de perto a embarcação e ouvir seu aviso sonoro.

Este meio de transporte trás saudosismo para muitos, já que na década de 50, quando ainda não existia a Travessia Getulio Vargas sobre o Guaíba, era o meio de transporte que ligava as cidades. Através das balsas-ônibus, carros e caminhões, vindos das regiões de Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana e Bagé, partiam rumo à capital gaúcha. O projeto, além de representar esta viagem ao passado para muitas pessoas, promete ser uma excelente opção que tende a explorar os pontos turísticos dos dois municípios.

Na tarde do primeiro domingo de funcionamento já se podiam ouvir sotaques estrangeiros dentro da embarcação. O desejo, não só do governo, mas, também, da população é que bons ventos soprem a favor da Cataramã, trazendo uma revitalização turística para esta área do Estado.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA