Capa Memória Geral Protesto contra aumento da passagem de ônibus reúne 200 pessoas em Porto Alegre
Protesto contra aumento da passagem de ônibus reúne 200 pessoas em Porto Alegre Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha
Sexta, 10 de Fevereiro de 2012 - 21:49

09022012120

Cerca de 200 pessoas se reuniram no centro de Porto Alegre nesta quinta-feira (09/02) para protestar contra o aumento da passagem dos ônibus que circulam pela capital. Os manifestantes realizaram uma marcha que ocupou as principais avenidas da região central da cidade, deixando o fluxo lento em alguns locais.

Reunidos através das redes sociais, os manifestantes carregavam bandeiras e faixas contra mais um aumento da passagem de linhas municipais em Porto Alegre. Para eles, a melhor forma de reverter esse aumento é através de manifestações populares. "Só há a possibilidade de revogar esse aumento com pressão na rua", explica o educador e manifestante Rodrigo Briza.

Durante a caminhada, os protestantes convidavam motoristas e pedestres a participarem da manifestação, o que levou mais pessoas a participar. Foi o caso do estudante Lucas Borges, que ao sair do trabalho se deparou com o grupo e decidiu participar. Segundo ele, essas ações resultam em um maior reconhecimento dos direitos da população, o que facilita a solução dos problemas como o aumento do custo da passagem. "Muitos dos problemas da sociedade vêm do não reconhecimento dos direitos dos cidadãos", defende o estudante.

O trajeto teve início em frente ao Mercado Público e seguiu pela a Av. Júlio de Castilhos, onde o grupo realizou duas paradas: em frente ao Terminal Parobé e ao Terminal do Centro Popular de Compras (CPC), dois importantes logradouros de ônibus da capital. A manifestação passou também pela Av. Mauá, Viaduto da Conceição, Av. Salgado Filho, Borges de Medeiros e terminou em frente a Prefeitura.

O protesto durou pouco mais de duas horas e recebeu o apoio do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar (POE) que auxiliou no controle do tráfego de veículos nos locais onde ocorreu a ação. Os participantes prometem ainda realizar outro protesto na próxima segunda-feira.