banner multi
Capa Memória Geral ABES-RS promove ciclo sobre a saúde do trabalhador
ABES-RS promove ciclo sobre a saúde do trabalhador Imprimir
Escrito por Anselmo Cunha   
Sexta, 25 de Maio de 2012 - 08:34

saude-trabalhadorPara finalizar o mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul (ABES-RS) realizou na quarta-feira (23/05) o Ciclo de Saúde Ambiental. Com o tema "Saúde do Trabalhador no Saneamento", o evento procurou chamar a atenção dos profissionais da área do saneamento, esgoto e limpeza da cidade, que costumam trabalhar em áreas de risco. As palestras ocorreram no Guaíba Eventos, no centro de Porto Alegre.

Nos painéis, os profissionais das áreas de saúde, saneamento e meio ambiente apresentaram dados sobre a situação dos trabalhadores que atuam em áreas de risco e os problemas de saúde mais recorrentes. Segundo o chefe da Divisão de Vigilância de Saúde do Trabalhador do Centro Estadual de Vigilância e Saúde (CEVS), Fabio Binz Kalil, foram notificados 34.278 casos de problemas de saúde devido ao trabalho, no ano passado. Desses problemas, 5,4% causados por doenças e 94,6% por acidentes poderiam ser evitados com políticas de atenção, vigilância e capacitação do trabalhador.

Para Kalil, instruir o empregado a cobrar seus direitos frente ao patrão é essencial para evitar problemas de saúde no trabalho. "Multar e ficar cobrando são medidas paternalistas, que são burladas logo que viramos as costas. Por isso queremos capacitar o trabalhador para que eles possam fazer esse controle efetivo", defende o Chefe da Divisão.

Além dos problemas físicos, o Ciclo voltou as suas atenções também à saúde mental do trabalhador. Para a médica da equipe de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Denise Aerts, os gestores devem dar mais atenção ao lado emocional dos funcionários. "É preciso se preocupar com a desmotivação, desinteresse, estresse e outros problemas psicológicos relacionados ao trabalho", ressalta Denise. Para ela, ações direcionadas podem inclusive influenciar positivamente nos lucros da empresa: "Isso não só melhora a qualidade de vida do trabalhador, como também seu rendimento".

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA