banner multi
Capa Memória Geral Chama Crioula aqueceu Porto Alegre na Semana Farroupilha
Chama Crioula aqueceu Porto Alegre na Semana Farroupilha Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli   
Segunda, 24 de Setembro de 2012 - 16:00

chama-crioulaAcesa na sexta-feira, dia 14 de setembro, a tradicional Chama Crioula se manteve presente no Acampamento Farroupilha 2012, no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, durante toda a Semana que comemora a Revolução Farroupilha, cujas festividades encerraram neste domingo, dia 23.

A chama crioula que muitos acreditam ser a chama da Revolução Farroupilha, datada em 1835, ainda acesa, aqueceu Porto Alegre. Esta chama que nunca se apagará, assim como os pilares pelo qual os mesmos Farrapos lutaram, é um símbolo que vem dos antepassados, dos grandes heróis farroupilhas que cortavam o nosso estado a galope.

Com inúmeras atrações, o Parque Maurício Sirotski Sobrinho (antigo Parque da Harmonia), mesmo em dias de chuva e vento intenso, se manteve lotado com os gaúchos de diferentes centros de tradições que lá se instalam para reafirmar as nossas tradições.

A Semana Farroupilha, cujo ponto alto acontece no dia 20 de setembro, data em que se comemora a Revolução Farroupilha, quando os centros gaúchos de tradições, estudantes e demais forças gaúchas invadem as ruas para mostrar o seu amor ao Estado que os acolhe, encerrou neste domingo com a apresentação de Érlon Péricles, o autor do tema da Semana Farroupilha deste ano.
E como não podia ser diferente, mais uma vez os gaúchos fizeram uma bela festa regada com um bom chimarrão, churrasco e inúmeras atrações. As festividades que iniciaram no dia 14, se estenderam até domingo, dia 23!

Relembrando: A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (início em 1835 e témino em 1845). É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco na formação social e política do Estado. Durante 10 anos os gaúchos se declarama 'independentes do Império brasileiro".

Ouça o Hino Riograndense entoado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre!

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA