Capa Memória Geral Alunos do IPA participam do debate sobre passagens de ônibus
Alunos do IPA participam do debate sobre passagens de ônibus Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Quarta, 03 de Abril de 2013 - 14:45

ReuniaoO DCE/IPA, representado por seu presidente, Régis Pessopani, e pelo tesoureiro, Arthur da Veiga, participou de reunião realizada na prefeitura municipal, na segunda-feira (1º de abril), que tratou do aumento das passagens de ônibus em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi debater com o prefeito José Fortunati as novas tarifas aplicadas ao transporte coletivo na capital, discutindo o tema de forma ordeira, diferentemente do que se viu nos atos de violência que marcaram as últimas manifestações em frente ao Paço Municipal.

A reunião foi marcada a partir de um manifesto desenvolvido pela União Estadual dos Estudantes em parceria com diversas entidades estudantis. O documento, de três páginas, esclarece que o aumento estabelecido nas tarifas dos ônibus é um “extremo absurdo”, tornando Porto Alegre a cidade com um dos preços mais caros do Brasil. Além disso, foi confirmada a organização de um seminário que debaterá ações para dirimir o problema, buscando realizar um amplo diálogo entre os usuários do transporte coletivo na capital. A proposta foi prontamente aceita pelo prefeito José Fortunati que deixou a prefeitura aberta ao debate pacífico e respeitoso. “O que aconteceu aqui na quarta-feira passada não fere só os servidores e o Paço Municipal. Fere principalmente o Estado Democrático de Direito”, diz.

O presidente Régis do DCE também se manifestou, valorizando a discussão civilizada que regulou o encontro e torcendo para que protestos violentos não voltem a acontecer. “Aqueles que praticaram atos de vandalismo não pertencem ao movimento estudantil”, salienta. O tesoureiro do Diretório e Secretário Adjunto da Juventude, Arthur da Veiga, também comentou a reunião, esclarecendo que o aumento das passagens não é justo para a população porto-alegrense. “Independente da relação que tenho com a Prefeitura, minha visão de que o valor da tarifa precisa ser reduzido não muda”, conclui.

Pelo Centro Universitário Metodista do IPA, também estiveram presentes os representantes dos diretórios acadêmicos da Comunicação Social, Bruno Moura, e da Educação Física, Anderson Freitas. Bruno esclarece que a reunião com o prefeito foi tranquila, onde representantes de entidades estudantis manifestaram seu descontentamento com o aumento da passagem. Anderson, por sua vez, destacou que ficou definida a participação dos estudantes no grupo de trabalho que tratará sobre o valor da tarifa. Além disso, ele informa que o movimento estudantil também foi autorizado a acompanhar, no final do ano, o processo de licitação dos transportes públicos de Porto Alegre.

Na quarta-feira (20 de março), outro aluno do IPA participou do protesto em frente ao Paço Municipal. Anselmo Cunha, estudante de Jornalismo, esteve presente na noite onde atos de vandalismo foram praticados contra a prefeitura. Durante a manifestação foi divulgado que o Secretário de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre, César Busatto, foi agredido por pessoas mais exaltadas. Anselmo, entretanto, afirma que isso jamais aconteceu. “O que fizeram foi jogar tinta vermelha nele, como símbolo da repressão da polícia”. O estudante ainda acredita que a atitude de alguns contaminou todos os participantes. “Trata-se de um grande movimento de pessoas que foi diminuído a um grupo violento”, conclui.