Capa Memória Geral Curso do TCE/RS para profissionais e estudantes de Jornalismo abre inscrições dia 15/04
Curso do TCE/RS para profissionais e estudantes de Jornalismo abre inscrições dia 15/04 Imprimir
Escrito por Redação da AJor
Sábado, 13 de Abril de 2013 - 11:52

tce-cursoO Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) abre na próxima segunda-feira (15), às 10h, as inscrições para o curso "Controle em Pauta: o controle externo como ferramenta para investigação jornalística", realizado em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Dirigido a estudantes e profissionais da área, o curso acontece de 22 a 26 de abril, na sede do TCE/RS, em Porto Alegre, e tem o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre a gestão pública e as atividades de controle desenvolvidas pelo Tribunal.

Na equipe que estruturou o curso está a professora de Jornalismo Investigativo do IPA e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Luciana Kraemer. Para ela, esta é uma oportunidade para os futuros jornalistas conhecerem de perto o trabalho do Tribunal de Contas do Estado, responsável pela fiscalização de órgãos públicos do Rio Grande do Sul.

Segundo Luciana, com as informações que serão repassadas pelos próprios integrantes do TCE/RS, os participantes poderão compreender e interpretar os dados disponibilizados em seu portal, resultado da Lei de Acesso à Informação.

Ao conhecer as funções do TCE/RS e o significados dos dados que são disponibilizados, será mais fácil acompanhar como está a administração pública no Estado, além de contribuir para análises que informem e estimulem a sociedade a participar de forma mais efetiva na gestão pública.

As inscrições vão até as 10h do dia 19 de abril e podem ser feitas somente através do portal da Corte, no link "Eventos-Inscrições" na página da Escola de Gestão e Controle do TCE-RS. São 15 vagas para profissionais de jornalismo e 10 para estudantes de jornalismo, a partir do 4º semestre.

O curso terá metodologia centrada na difusão de informações técnicas ligadas ao exercício da fiscalização dos gastos públicos e de bancos de dados disponibilizados digitalmente no portal do Tribunal. A programação é composta por painéis que abordarão o contexto contemporâneo do jornalismo investigativo, o papel do Tribunal de Contas, a Lei de Acesso à Informação, os dados disponíveis no site da Corte e o trabalho do Ministério Público de Contas.

Veja o regulamento e a documentação necessária aqui.