A Pequena Casa da Criança é uma instituição de caridade que prioriza a ação preventiva dirigida a crianças, adolescentes, família e idosos. Os seus princípios são de caráter filantrópico, promovendo a justiça social a seres humanos que são esquecidos ou marginalizados. Neste ano, a instituição completa 57 anos de serviços gratuitos prestados.
Na Pequena Casa da Criança são realizadas ações de educação, profissionalização, mobilização comunitária e de assistência social junto a uma população em situação de extrema vulnerabilidade. Como forma de qualificar os beneficiados, são desenvolvidas atividades nas áreas de arte e cultura, geração de trabalho e renda, desenvolvimento comunitário, saúde, entre outros. Na pauta da instituição, também são oferecidos cursos profissionalizantes, que visam preparar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho.
Funcriança
A Pequena Casa da Criança agiliza, junto ao Funcriança, a aprovação de um projeto que busca colaboradores para construir um novo espaço. O Funcriança existe em Porto Alegre desde 1991, a partir da implantação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo do projeto é financiar programas de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
De acordo com a diretora-presidente da Pequena Casa, irmã Pierina Lorenzoni, a ampliação da estrutura é uma forma de aperfeiçoar os serviços. “Atualmente, temos somente a escola de educação infantil e fundamental. Nosso objetivo é concluir o primeiro grau e, se possível, oferecer vagas também no segundo grau”, afirma. Atualmente, existe somente a sede funcional, gerenciada no bairro Partenon (Rua Mario de Artagão, 13), que supre com dificuldades as demandas da comunidade. Recentemente, a sede administrativa, localizada no bairro Petrópolis (Rua erreira Vianna, 197), foi vendida.
Jornalismo comunitário e a parceria com o IPA
A jornalista Diéli Fontoura é formada pelo IPA e por dois anos atuou na Pequena Casa da Criança. Ela quebra preconceitos em relação ao jornalismo na comunidade e afirma que é um viés interessante para aqueles que desejem explorar outras áreas. “Na comunicação comunitária, por seu caráter social, me sinto aberta a explorar diversas áreas no futuro”. Além disso, a jornalista cita a sensibilidade de grandes veículos com a causa da Pequena Casa, o que permitiu a ela um constante contato com jornalistas do mercado.
Diéli era responsável pelo jornal da Pequena Casa da Criança, produzido em parceria com o curso de Jornalismo do IPA desde 2009, sob a supervisão da Agência Experimental de Jornalismo (AJOR). A revisão é feita pela professora Lisete Ghiggi e a montagem gráfica pelo editor Carlos Tiburski. A tiragem de 1000 exemplares é mensal.
O portfólio do informativo pode ser acessado neste link:
Como ajudar?
A instituição se mantém com recursos próprios provenientes, principalmente, de convênios e doações de pessoas físicas e jurídicas. Para ajudar, existem cinco canais de doação. As contribuições podem ser feitas por depósito bancário, doação online, doação via Funcriança, dedução de IRPF/IRPJ, como sócio contribuinte e com a doação de materiais.
Para mais informações
Site oficial:
Contato: (51) 3336.5090 |