Escrito por Giovani Gafforelli
|
Segunda, 27 de Maio de 2013 - 14:52 |
Em pleno século XXI trabalhamos uma forma de jornalismo moderno. E foi pensando assim que o jornalista André Deak criou uma espécie de googlemaps, onde os pontos marcados são obras de arte populares, como por exemplo: o grafiti.
A cartografia colaborativa consiste no mapeamento do território artístico popular das ruas de nossa cidade. É verdade que o governo dá poucos incentivos para esta iniciativa, mas vem apoiando os inventores destes projetos. A Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul está trabalhando para lançar o projeto de redes colaborativas ainda neste semestre.
O jornalista André Deak confirma: “o pessoal ainda não está participando porque é novidade. Foi recém lançada a nossa página, mas tenho certeza que assim que estiver 100% pronta todos irão querer participar”.
Para participar, basta fazer o login no site: http://arteforadomuseu.com.br/, através de uma de suas redes sociais como por exemplo o Facebook, preencher um breve formulário e fazer o upload das obras que você gostaria de marcar no mapa.
Deak garante: “a idéia não é criar uma wikipedia sobre arte popular, e sim certificar a informação com dados do autor e da obra” garante o jornalista.
|