Capa Memória Geral Semanas acadêmicas agitam o IPA
Semanas acadêmicas agitam o IPA Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Quinta, 12 de Setembro de 2013 - 13:44

adm4Enquanto a Semana Acadêmica da Comunicação Social não chega, o Centro Universitário Metodista, do IPA, promove as atividades dos cursos de Administração e Turismo. Os eventos vão até os dias 13 e 14 de setembro, respectivamente, e prometem ampliar o debate sobre projetos inovadores que busquem novos enfoques e perspectivas nas profissões. A programação conta com o auxílio dos laboratórios experimentais dos cursos, NEPAD e IPATUR.

Empreender exige atitude

Com enfoque no empreendedorismo inovador, o IPA vive a 10ª Semana Acadêmica do curso de Administração, que vai até sexta-feira (13/09) e, desde segunda-feira, discute o perfil do administrador atual e os novos nichos que o mercado da Administração pode oferecer. A iniciativa é dos acadêmicos do curso, que se envolveram na escolha dos temas, palestrantes e na organização das pautas.

Vestindo uma camisa da Semana Acadêmica, o coordenador do curso de Administração, Rafael Barbosa, destaca que o enfoque desta edição é “Empreendedorismo, inovação e carreira”. Segundo ele, os países vivem uma mudança econômica onde as indústrias não absorvem mais a mão de obra disponível no mercado. “A solução, para muitos, é virar microempresário”, destaca. Rafael também assinala que o principal viés da Semana Acadêmica é valorizar propostas inovadoras em termos de empreendedorismo. “Vivemos um ambiente de grande competitividade. Empreender exige atitude”, explica.

adm8Na programação da Semana Acadêmica, empresas parceiras do evento estarão presentes, na quinta-feira (12), às 18h, no hall do Prédio C, para efetuar a captação de currículos. Logo após, serão realizados workshops sobre a carreira com egressos do Curso de Administração do IPA. Para encerrar o evento, no auditório da Biblioteca, na unidade central IPA, acontece na sexta-feira (13) a atividade “Administrador Nota 10”, que apresentará trabalhos de TCC conceituados com a nota máxima. No encerramento, os participantes vão assistir a uma apresentação musical e dois Stand Ups.

Turismo sustentável em pauta

A segunda Semana Acadêmica do curso de Turismo traz uma novidade: o primeiro Seminário Latinoamericano sobre Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade no Turismo. A atividade, de iniciativa da coordenação do curso, da Comissão Científica do Turismo e do Diretório Acadêmico – além do IPATUR – pretende ampliar o debate sobre a gestão de projetos sustentáveis voltados ao mercado.

adm9O coordenador do curso, Guilherme Bridi, ressalta que o enfoque no desenvolvimento regional e na sustentabilidade é um reflexo necessário em diferentes segmentos. “É uma necessidade, tanto na academia, na pesquisa ou em qualquer outro setor. Ainda mais por termos uma realidade bastante promissora de grandes eventos nos próximos meses”. Guilherme fala sobre a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e o Mundial Master de Atletismo, no qual o IPA vai participar com o colegiado de diversos cursos.

Na quarta-feira (11), aconteceram duas oficinas voltadas para a “Legislação de empresas turísticas e megaeventos” e a “Experiência de trabalho na Copa das Confederações”. No segundo dia, quinta-feira (12), será a vez da palestra “Turismo, desenvolvimento regional e gestão de projetos sustentáveis na América Latina”, que contará com a presença de personalidades internacionais. As oficinas retornam ao cronograma na sexta (13), onde serão oferecidas as temáticas “Turismo, saberes e fazeres para o desenvolvimento local” e “Mapeamento urbano através da visão turista/usuário”. Por fim, a Semana se encerra com a apresentação dos documentos resultantes dos Grupos de Trabalho, desenvolvidos na parceria de professores e alunos.