Capa Memória Geral Alunas do Turismo/IPA fazem intercâmbio em Portugal
Alunas do Turismo/IPA fazem intercâmbio em Portugal Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti
Terça, 17 de Dezembro de 2013 - 13:38
turisNa vida acadêmica, quanto maior o número de experiências vividas melhor para o currículo. E no curso de Turismo do IPA a situação não é diferente. Duas estudantes, Patricia Freitas (6º semestre) e Luisa Bernardi Borba (7º semestre), conquistaram uma das 50 vagas de intercâmbio oferecidas em edital pelo Ministério do Turismo. Para aperfeiçoamento profissional, as alunas viajarão a Portugal, onde estudarão na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Elas partem nesta terça-feira (17).

Ansiosa pela chegada da viagem, Luisa afirma que a preparação aconteceu por intermédio de muita pesquisa. “Tenho conversado com amigos que já visitaram o país, inclusive com meus pais que foram em setembro para lá e adoraram. Também estou lendo muito sobre os hábitos, sobre a cultura, pontos turísticos, clima, opções de viagem na região que ficarei e curiosidades”. Sobre a pessoa que retornará de Portugal, ela é taxativa: “Com certeza uma Luísa com a cabeça mais aberta, com conhecimentos mais apurados sobre o Turismo e com um diferencial perante os colegas de profissão”, explica.

As duas estudantes irão morar juntas nos dois meses de intercâmbio. Para Patrícia, entretanto, a dificuldade maior será a saudade da família, pois o idioma, embora o sotaque diferenciado, é o mesmo falado no Brasil. Ela aponta também a adaptação cultural como um obstáculo a ser trespassado. “A cultura portuguesa é bem diferente e me adaptar não será tão simples”. O retorno, Patrícia prevê, será o diferencial da experiência. “Espero voltar mais tolerante com as diferenças e que tenha experimentado por completo a imersão em outras culturas, o que enriquece muito um turismólogo”, conclui.

A iniciativa do Ministério do Turismo, em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo capacitar profissionalmente estudantes brasileiros no âmbito do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo. A ideia é que, ao regressarem, estes estudantes se tornem difusores do conhecimento aprendido fora, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no país, com vista aos megaeventos.