Capa Memória Geral Encontro na Rádio IPA promove interação entre alunos da UAM e Monteiro Lobato
Encontro na Rádio IPA promove interação entre alunos da UAM e Monteiro Lobato Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Sexta, 15 de Agosto de 2014 - 08:41

UAM.MONTEIROOs alunos do grupo de Literatura ‘Monteiro em Movimento’, do Colégio Monteiro Lobato, visitaram o Centro Universitário Metodista do IPA, na quarta-feira (13/08). Na oportunidade, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental apresentaram, de forma teatral, uma adaptação da lenda japonesa Urashima Taro, para os alunos da Universidade do Adulto Maior (UAM).

O encontro, que ocorreu no estúdio da Rádio IPA, contou com um bate papo animado entre as duas gerações. Os alunos ‘da melhor idade’ da UAM, retribuíram com a audição de histórias infantis por eles produzidas. Também em homenagem aos visitantes, o Coral da Universidade do Adulto Maior entoou a canção “Doce canto vem no ar com a primavera”.

A leitura e apresentação da lenda Urashima Taro foi organizada pela professora Haidée Nichele Deda, da turma 41, e faz parte do projeto “Momento Inesperado”, que consiste numa montagem, a partir de um texto trabalhado em sala de aula, cuja apresentação é feita de forma inesperada nas salas de aula da escola. Essa e mais outras 116 atividades integram o evento “Monteiro em Movimento, que inclui várias linguagens: artes visuais, literatura, música, teatro, língua estrangeira e dança, sob a coordenação de Cláudia Rahal, que é   professora da Escola Monteiro Lobato e da UAM.

O encontro, organizado pelas professoras Haidée e Cláudia, aconteceu com o intuito de trocar experiências e aproximar as duas gerações: os integrantes da UAM, com idades entre 60 e mais de 90 anos, e os alunos do Monteiro Lobato, de  9 a 12 anos. “Essa interação, nos dá vivacidade, nos transforma novamente em adolescentes”, revela Conceição Freire da Silva, 80 anos. O encontro emocionou e trouxe boas lembranças a todos, em especial para Dalva Inês Da Cás, 68 anos. “Eu fui professora de primeira a quarta série, por 14 anos, e também fui diretora de escola. Essa interação foi uma volta ao passado. Nós podemos contribuir com eles e eles conosco. É uma excelente troca, que me fez reviver os bons momentos que tive na minha profissão”, relatou Dalva, bem entusiasmada.

O grupo da UAM ofereceu aos alunos do Monteiro duas de suas histórias que integram o DVD  “A infância revivida em histórias infantis” . Ao ouvir  “A galinha Cantarina”, empolgado, Eduardo Dibario, 10 anos, revelou que o encontro já havia rendido bons frutos: “Essas histórias poderão servir de inspiração para outras apresentações do nosso grupo”.

No decorrer da visita, as crianças conheceram os estúdios da Rádio IPA e ouviram do técnico Flávio Valiatti uma explanação sobre os equipamentos de áudio. Além de esclarecer as dúvidas dos pequenos, Flávio operou a mesa de som para gravar a interpretação da lenda japonesa.

A equipe de Imprensa, constituído por alunos da 6ª série, integra o projeto Monteiro em Movimento e acompanhou o grupo de alunos da Turma 41. Munidos de câmeras fotográficas e bloco de anotações, os ‘repórteres’ efetuaram a cobertura do evento para o site do Colégio Monteiro Lobato.