Capa Memória Geral Em homenagem a Bela Hammes, Universo IPA reproduz sua última passagem pelo Centro Universitário
Em homenagem a Bela Hammes, Universo IPA reproduz sua última passagem pelo Centro Universitário Imprimir
Escrito por Redação AJOR
Terça, 07 de Outubro de 2014 - 16:33

6Querida Bela Hammes!

Obrigado, pelo carinho que sempre tiveste com os alunos do IPA, em especial aos que gostavam de Jornalismo Econômico.

Ficas na nossa lembrança, assim como os inúmeros conselhos e dicas que nos deixaste!

Descansa em paz!

Jornalismo IPA

IPA recebe a jornalista e editora de economia da Zero Hora, Bela Hammes

Nesta quinta-feira, 3, a jornalista Maria Isabel Hammes, editora de Economia da Zero Hora, palestrou para alunos do curso de Jornalismo no auditório da biblioteca do IPA. O evento faz parte da comemoração dos 48 anos da ZH.

Formada em jornalismo pela PUCRS, Bela, como é conhecida, atua na Zero Hora desde 1988. No exterior, fez especializações na Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos. Cursou o Master em Jornalismo para Editores, no Instituto de Altos Estudos em Jornalismo do Centro de Extensão Universitária (São Paulo) e Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha). Foi repórter, chefe de reportagem, editora do caderno de economia e atualmente é editora executiva da área e colunista da página Informe Econômico.

Durante a palestra, ela revela que, inicialmente, não tinha interesse na área da Economia, "eu caí na economia porque o pessoal achava que eu já fazia muita economia. Fazia, não era meu interesse, mas fiquei e ai fui galgando uma série de degraus lá dentro", afirmou. Bela conta, também, como é a realidade da redação, em especial na editoria de Economia e deu dicas importantes como estar em constante atualização e manter um relacionamento com boas fontes.

Um dos pontos mais importantes do bate-papo com os alunos foi a relação da jornalista com assessorias de imprensa e falou sobre os critérios que são levados em conta para ela: "o que interessa é o interesse público" e "eu só trabalho com exclusividade, se no outro dia, ou dois dias depois eu ver a mesma notícia em outro lugar, não vou falar contigo por um bom tempo. Eu sou assim", revelou Bela.

Para a professora Lisete Ghiggi, "A palestra da Bela Hammes está entre as melhores que já tivemos no IPA. Ela conseguiu mostrar que não foi o acaso que a conduziu ao posto de editora executiva de Economia na ZH, e, sim, o que se chama de vocação ou gosto pela profissão, juntamente com a constante busca pelo aperfeiçoamento. Esses quesitos, não tenho dúvida, são os geradores de energia para vencer os percalços da profissão". Muitos alunos, que estavam presentes na palestra, afirmaram ter gostado dos temas que foram abordados. Segundo o estudante do 3º semestre de Jornalismo, Diogo Baigorra, "ela conseguiu dar um panorama bem completo do jornalismo econômico e quebrou o paradigma de que a editoria de Economia é chata", afirmou. A palestra teve duração de pouco mais de uma hora e meia.