Capa Memória Geral Alunos de Jornalismo conhecem a Redação de Zero Hora
Alunos de Jornalismo conhecem a Redação de Zero Hora Imprimir
Escrito por Juliana Villeroy
Domingo, 12 de Outubro de 2014 - 23:57

ZH2Os alunos do primeiro e segundo semestre do curso de Jornalismo do IPA visitaram a Redação da Zero Hora, em Porto Alegre, na última quinta-feira (9/10). Coordenados pela professora de Produção e Planejamento Gráfico e Editorial I, Letícia Amaral Carlan, os estudantes foram recepcionados pelo editor-executivo de Arte dos jornais do Grupo RBS, Luiz Adolfo Lino de Souza, que esclareceu dúvidas e curiosidades a respeito da diagramação do jornal.

De cara nova e com o slogan "Papel. Digital. O que vier.", a Zero Hora trouxe aos leitores perceptíveis mudanças quanto ao visual do periódico. Modificaram o logo, contrataram novos profissionais, repensaram a distribuição de editorias, e tudo isso adequado à opinião do leitor. Este foi o foco da conversa entre os presentes, que tiveram a oportunidade de expor suas posições quanto às melhorias implementadas à ZH. Luiz Adolfo ainda apresentou os modelos de capas passadas do jornal, dos anos 80 até os dias atuais. Em seguida, mostrou aos futuros jornalistas como essa ZH muito mais visual foi elaborada, desde o projeto até chegar às bancas. Ele contou que trabalha com mais 16 diagramadores e 16 fotógrafos, que são os responsáveis por manter a nova aparência da Zero Hora.

"A mudança deixou tudo mais organizado, o que facilitou tanto para o leitor quanto para a equipe que produz o jornal", disse o editor-executivo, que completou: "Tudo isso aconteceu porque há uma pressão pela criatividade". Para a aluna de Jornalismo, Luciana Rabassa, 20 anos, a transformação da Zero Hora beneficia principalmente o leitor que, com a correria do dia a dia, não tem tempo de conferir um jornal na sua totalidade e, por consequência, acaba optando pela versão on line. "Com toda essa modificação a ZH conseguiu trazer de volta para o impresso os leitores que estavam no digital", finalizou a estudante.

Na ocasião, os alunos de Jornalismo puderam conhecer como se organiza a redação de uma mídia impressa e como se distribuem as equipes.

ZH1