banner multi
Capa Memória Geral Exemplo de cidadania:ONG Embrião desenvolve atividades voltadas à preservação ambiental
Exemplo de cidadania:ONG Embrião desenvolve atividades voltadas à preservação ambiental Imprimir
Escrito por Gidiane Oliveira e Jane Silveira   
Sexta, 21 de Novembro de 2014 - 16:42

20141014 182046Educar, promover a cidadania e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente estão entre os objetivos da Organização Não Governamental (ONG) Embrião. Localizada no bairro Sumaré, da cidade de Alvorada/RS, a organização realiza atividades pedagógicas gratuitas para crianças e adolescentes de escolas municipais de todo o estado. Desde 2001, a ONG oferece oficinas gratuitas através do projeto "EducAção Ecológica com o Xadrez nas Escolas".

Coordenada por Josué Aguiar, a organização conta com o auxilio de voluntários oficineiros que ajudam a desenvolver as atividades dentro das escolas e das comunidades. Além de Alvorada, a ONG realizou oficinas nas cidades de Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Candiota, Canguçu, Canoas, Dois Irmãos, Esteio, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Nova Santa Rita, Parobé, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo, Sapiranga e Viamão.

O coordenador da ONG Embrião, Josué Aguiar é formado em contabilidade e conta que sempre quis desenvolver algum projeto na área ambiental. Ele fabricava, juntamente com o oficineiro aposentado Joarez de Brito, peças de xadrez em gesso e disponibilizava o material para crianças da comunidade. Com o passar do tempo, eles perceberam que as peças quebravam com muita facilidade nas mãos da criançada. Foi quando surgiu a ideia de fabricar o xadrez gigante ecológico. Feito com material de papietagem (técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto), as peças são revestidas de páginas de revistas e coladas com uma substância adesiva diferenciada, produzida pelos oficineiros. A cola é feita de farinha de trigo, água e vinagre (o vinagre serve para afastar os fungos). Ao finalizar a produção das peças junto com os alunos, as crianças passam a utilizá-las nas atividades escolares sem precisar se preocupar com a resistência do material. Cada peça tem em torno 25 cm de altura. Para Juarez, a prática do xadrez desenvolve a concentração, paciência, responsabilidade e o raciocínio lógico das crianças.

Allan Toreti tem 22 anos e participa das aulas de xadrez para deficientes visuais promovidas na sede da ONG Embrião. No local são realizadas aulas gratuitas para pessoas que apresentam esse tipo de deficiência. Allan já participou de mais de 50 campeonatos pela ONG. Morador do bairro Castelo Branco, em Alvorada, costuma ir para as aulas de bicicleta. Ele adquiriu a bicicleta adaptada para deficientes visuais, fabricada pela ONG Embrião, em parceria com a Escola Estadual Brigadeiro Sampaio, da oficina "O Mágico das Bicicletas". O colaborador Adalberto Torres construiu uma bicicleta adaptada, chamada ODKV (ó de ca vê), com espaço para duas pessoas, com o intuito de participar dos passeios ciclísticos organizados na cidade de Alvorada. Também foram desenvolvidas bicicletas especiais para cadeirantes e muletantes. A ONG Embrião oferece orientações para construir as bicicletas como única exigência: pede para que o nome da ONG seja divulgado através de um selo no próprio veículo. Para Allan, as oficinas são ótimas porque incentivam os deficientes a praticar algo novo. "É bom participar. Se eu não estivesse aqui estaria em casa sem fazer nada. Aqui sempre aprendemos alguma coisa nova, conhecemos novas pessoas. Em poucos meses, vou começar a ensinar xadrez para outras pessoas", afirma. Somente em Alvorada, mais de 18 jovens deficientes já participaram das oficinas de xadrez. O objetivo do coordenador Josué é disponibilizar as aulas para o maior número possível de pessoas em todo Brasil.

Além do xadrez gigante ecológico, a ONG Embrião ensina crianças e adolescentes a produzirem hortas ecológicas nas escolas. O projeto é denominado "Jardim Suspenso de Pet". A horta é feita com garrafas pets recolhidas pelos alunos. Para que as garrafas possam ficar suspensas, são furadas com broca chata de uma polegada. O orifício da garrafa é aquecido com ferro quente. As hortas em pet são ideais para locais que dispõem de pouco espaço para a produção de hortaliças, flores e diversos tipos de temperos, tais como, manjericão, alecrim e salsa. Todas as hortaliças plantadas e cultivadas pelos alunos são consumidas dentro da própria escola.

A ONG Embrião iniciou as oficinas em sua sede localizada na cidade de Alvorada, mas por não ter um apoio significativo da prefeitura, a ONG buscou ajuda em outros órgãos públicos interessados em desenvolver as atividades. Mensalmente, uma escola é escolhida para a realização das oficinas. Os alunos podem participar duas vezes por semana, nos horários da manhã ou da tarde. Mais de 100 crianças são beneficiadas todos os meses. Cada escola produz sua própria horta e o xadrez gigante. O material fica na escola para que os professores possam dar continuidade às atividades pedagógicas junto aos alunos.

A organização já recebeu diversos prêmios como a Medalha João Saldanha (entregue a incentivadores de esportes); Reconhecimento Ambiental - Borboleta Azul (reconhecido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e, por seis anos consecutivos, a Medalha de Responsabilidade Social (Assembleia Legislativa). A manutenção da ONG é realizada através de algumas parcerias. Os oficineiros recebem apenas a alimentação e o vale transporte para se deslocarem até as escolas. Todo o material reciclável é recolhido pelos alunos e pela ONG. No mês de novembro, a ONG Embrião deve ganhar uma nova sede, com um espaço maior para a realização de aulas de xadrez beneficiando um número maior de crianças, adolescentes e deficientes visuais.

Ficou interessado e quer ajudar?
ONG Embrião - R. Jaguari, 515 - Sumaré, Alvorada/RS
Contatos: (51) 3483-2914 ou (51) 9986-7734 – Josué Aguiar
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: http://ongembriao.blogspot.com.br

Matéria produzida para a disciplina de Comunicação Comunitária

 

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA