Capa Memória Geral Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia tem seu 10º encontro em Porto Alegre
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia tem seu 10º encontro em Porto Alegre Imprimir
Escrito por Edye Silva
Quinta, 30 de Abril de 2015 - 17:25

alcarPara construir uma linha do tempo na Comunicação e analisar a ação das diferentes mídias no contexto social e político da história, foi criada Rede Alfredo de Carvallho (ALCAR), um espaço de convergência entre pesquisadores e profissionais da comunicação. E nada mais justo do que incluir em seu nome uma homenagem ao historiador, natural de Pernambuco, Alfredo de Carvalho, que em, em 1908, criou o inventário do primeiro centenário da imprensa brasileira.

Constituída formalmente na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril de 2001, a Rede Alfredo de Carvalho se propõe a organizar encontros para que os pesquisadores, professores e alunos apresentem as conclusões de seus trabalhos, com a perspectiva de interpretar os dados coletados e construir indicadores capazes de balizar o trabalho dos historiadores e dos cientistas da comunicação. Também se propõe a discutir temas de interesse da Comunicação no Brasil.

Neste ano o 10º Encontro Nacional de História da Mídia acontece em Porto Alegre, de 3 a 5 de junho, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, e vai debater o tema “A memória na era digital”. Além do tema central, o evento também discutirá os 30 anos da redemocratização no Brasil, a entrevista na pesquisa histórica, e os dez anos de congressos da ALCAR.

Os alunos da graduação e iniciação científica têm espaço especial nos encontros da ALCAR. A Associação criou em 2010 o Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que consiste numa exposição de trabalhos científicos de graduação e um concurso cultural. Os interessados podem submeter trabalhos para avaliação, até o dia 20 de Abril. Mais informações podem ser obtidas no no site: http://www.ufrgs.br/alcar/premio-2/premio-jose-marques-de-melo-terceira-

A Rádio IPA conversou com a Professora Maria Berenice da Costa Machado, que relatou alguns detalhes da programação do 10º Encontro Nacional.

De acordo com a presidente da Rede ALCAR, professora da faculdade de comunicação da UFRGS, doutora Maria Berenice da Costa Machado, o décimo congresso da rede ALCAR vai incluir grupos de trabalho, que atuam com a História do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda, Mídias Digitais, Historiografia, Mídias alternativas, Audiovisual, Impresso e História da TV.

Nesses espaços serão acolhidas pesquisas encerradas e em andamento, as quais entrarão em debate. Também se inclui na programação do encontro, palestras, reuniões de grupo de trabalho, lançamento de livros, mini-cursos, exposições, oficinas e work shop.

Ouça a entrevista na íntegra com a professora Maria Berenice da Costa Machado para a Rádio IPA:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.