O 24º Encontro anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - reuniu grande número de pesquisadores de 44 programas da área, entre os dias 09 e 12 de junho, na UnB, em Brasília. A conferência de abertura do evento foi dada pelo jornalista, sociólogo e intelectual da Comunicação, Muniz Sodré, intitulada “Pressupostos históricos da comunicação”.
Muniz Sodré abordou o campo da comunicação em um cenário de novas formas de socialização e organização contemporâneas, emergidas sob a lógica do capitalismo financeiro. Para Sodré, a mídia, sobretudo a internet – que virtualmente desloca os sujeitos e objetos e demanda, assim, novas formas de inteligibilidade – é a base para a impetração do capital em todos os espaços da vivência humana, que se dá pela naturalização do mercado financeiro. “Os discursos, os instrumentos, a internet, são uma nova forma de socializar e são também os pressupostos de um novo ecossistema”, afirmou.
As discussões seguiram distribuídas entre 17 Grupos de Trabalho (GTs), com a apresentação de dez artigos em cada grupo, propiciando a reflexão e o debate em torno de temas plurais do campo da comunicação,com diferentes perspectivas metodológicas.
A prof. Drª Sandra Bitencourt de Barreras, do curso de jornalismo do IPA, teve texto selecionado no GT de Comunicação e Política, um dos grupos mais tradicionais da Compós. Sandra é co-autora do artigo ''Equação da política provisória: a propaganda eleitoral para governador do RS em 2014''. O estudo teve o propósito de analisar as condições políticas e os dispositivos comunicacionais que incidiram na vitória e derrota dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul no 2º turno das eleições de 2014. O texto tem a co-autoria das pesquisadoras drª Maria Helena Weber e a mestranda Ana Javes Andrade da Luz, do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública da UFRGS. No trabalho, foram estudados os programas televisivos produzidos para a campanha de cada um dos candidatos .A proposta teórica de pensar esse processo eleitoral a partir da hipótese de uma equação da política provisória foi muito bem recebida pelos demais pesquisadores.
Além da participação dos principais pesquisadores e referências do campo da comunicação (os alunos e novos pesquisadores sempre brincam que é a oportunidade de ver suas bibliografias andando pelo evento), um dos momentos importantes do encontro é o lançamento de livros. Neste encontro foram lançadas 28 obras que refletem a diversidade e a força das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da área. Veja tabela abaixo:
Autor |
Instituição |
Título |
Ada Cristina Machado da Silveira |
UFSM |
Asombros identitarios. Representación y virtualidad en los medios. |
Alexandre Almeida Barbalho |
UFC |
A criação está no ar: juventude, mídia, política e cultura |
Álvaro Nunes Larangeira |
UTP |
A mídia e o regime militar |
André Bonsanto Dias |
UFF |
O Presente da memória. Usos do passado e as (re)construções de identidade da Folha de S. Paulo, entre o “golpe de 1964″ e a “ditabranda” |
Anice Bezri Pennini; Ivone de Lourdes Oliveira; Isaura Mourão (orgs) |
PUCMINAS |
Compreendendo um campo de conhecimento: reflexões epistemológicas sobre a comunicação organizacional a partir de autores brasileiros |
Beatriz Brandão Polivanov |
UFF |
Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook |
Denise da Costa Oliveira Siqueira |
UERJ |
A construção social das emoções: corpo e produção de sentidos na comunicação |
Dione Oliveira Moura |
UnB |
Mudanças e Permanências do Jornalismo |
Eduardo Vicente |
USP |
Da vitrola ao iPod: uma história da indústria fonográfica no Brasil |
Ellen Cristina Geraldes |
UnB |
Jornalismo e Literatura: as aventuras da memória |
Felipe de Castro Muanis |
UFF |
Audiovisual e Mundialização: televisão e cinema |
Flora Daemon |
UFF |
Sob o Signo da Infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas |
Florence Dravet |
UCB |
Comunicação e Poesia |
Gabriela Borges |
UFJF |
Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do Canal 2 |
Jeder Silveira Janotti Junior |
UFPE |
Rock Me Like The Devil: assinatura das cenas musicais e das identidades metálicas |
Liziane Soares Guazina |
UnB |
Novos questionamentos em mídia e política |
Maria das Graças Pinto Coelho e João Freire Filho |
UFRN |
Jornalismo, Cultura e Sociedade: visões do Brasil contemporâneo |
Mônica Rebecca Ferrari Nunes |
ESPM |
Cena Cosplay: comunicação, consumo, memória nas culturas juvenis |
Nilda Jacks |
UFRGS |
Brasil em Números: dados para pesquisas de Comunicação e Cultura em contextos regionais |
Nilda Jacks |
UFRGS |
Meios e audiências II: a consolidação dos estudos de recepção no Brasil |
Rodrigo Octavio Azevedo Carreiro |
UFPE |
Era uma vez no spaghetti western |
Rousiley Celi Moreira Maia |
UFMG |
Recognition and the Media |
Simone Pereira de Sá, Rodrigo Carreiro, Rogério Ferraraz (orgs.) |
Compós |
Cultura Pop – Livro da Compós 2015 |
Thaïs de Mendonça Jorge |
UnB |
Mutação no jornalismo. Como a notícia chega à internet |
Thiago Soares |
UFPE |
A Estética do Videoclipe |
Tiago Quiroga |
UnB |
Pensando a Episteme Comunicacional |
Yvana Fechine |
UFPE |
Semiótica nas Práticas Sociais. Comunicação, Artes, Educação |
Yvana Fechine |
UFPE |
Fim da Televisão
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A Compós foi criada em 16 de junho de 1991, em Belo Horizonte (Minas Gerais), como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua principalmente no fortalecimento e qualificação das Pós-Graduações em Comunicação no país, estimulando o desenvolvimento teórico-científico e tecnológico na área da Comunicação. O encontro anual é realizado há mais de 20 anos, com apoio da Capes e Cnpq. |