Capa Memória Geral DACS se reúne com lideranças para debater experiências adquiridas no Congresso da UNE
DACS se reúne com lideranças para debater experiências adquiridas no Congresso da UNE Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli
Sexta, 19 de Junho de 2015 - 13:30

dacs uneNa noite do dia 16 de junho, terça-feira, o Diretório Acadêmico da Comunicação Social (DACS) reuniu-se com lideranças do Movimento Estudantil Independente Organizado (MEIO) e o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS), Fabio Vieira, na sede do DCE IPA, ao lado da praça de alimentação. O objetivo do encontro foi debater as experiências adquiridas no Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), realizado entre os dias 3 e 7 desse mês. O DACS foi o único diretório de todos os cursos a participar da reunião.

O Diretório da Comunicação apóia movimentos estudantis independentes, ou seja, apartidários. O DACS concorda com a opinião do presidente da UEE-RS, de que é legítima a política feita do estudante para o estudante.

“É muito importante o movimento estudantil, principalmente nesse retorno do Congresso da UNE. O MEIO - que reúne o DCE do IPA e os estudantes da instituição – está fazendo a sua parte nessa reconstrução da política estudantil no Centro Universitário Metodista do IPA. Acima de tudo, é um movimento de estudante para estudante, visando não colocar a estrutura do DCE a serviço de ideologias, mas sim de projetos que beneficiem o aluno”, explica Vieira.

Fabio ainda destaca que o recomeço do movimento estudantil no IPA é um fato de grande relevância “É um marco, porque, primeiro, o movimento estudantil do IPA reabre o DCE e seus diretórios acadêmicos e, a partir desse ano, o IPA volta a figurar no movimento da União Nacional dos Estudantes. Começa a fazer parte de uma nova fase em todo Brasil, fomentando reuniões como esta e retomando o protagonismo que há muito tempo não se via aqui”, revela.

Participante do Congresso, a diretora de Comunicação do DACS, Bianca Molina, destaca o valor destes movimentos para a comunidade acadêmica: “Nós precisamos deste fortalecimento do movimento estudantil da faculdade. O CONUNE mostrou, em quatro dias, o quão poderosos nós ainda somos, o quanto as nossas vozes ainda fazem a diferença. Nós tivemos espaços para expor as nossas ideias, nossas ideologias e, mais do que isso, para batalharmos pelos objetivos dos estudantes”, detalha Bianca.

De 18 a 25 de julho, em Salvador, na Bahia, acontece o Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOM), que vai debater a democratização da comunicação, qualidade do ensino e o combate às opressões.

“O Diretório da Comunicação Social ainda está começando, ainda tem um caminho pela frente, mas já começou forte, sendo representado no congresso da UNE e, agora, vai fazer parte do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação 2015. Quem quiser participar ou conhecer um pouco mais sobre movimento estudantil, pode se juntar ao DACS nessa viagem até Salvador”, enfatizou Molina.