Capa Memória Geral Turismo através das lentes
Turismo através das lentes Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Sexta, 26 de Junho de 2015 - 18:22

Na noite de quinta-feira (25/06), os alunos da disciplina de Organização de Eventos, do curso de Turismo do IPA, receberam o fotógrafo, artista plástico e professor, Rogério Amaral Ribeiro, que agrega ao seu portfolio, exposições em Nova York, Aukland, Londres, Genebra, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A finalidade do bate-papo com os acadêmicos foi apresentar e promover o turismo através da fotografia.

Rogério é um dos diretores da escola de fotografia “Câmera Viajante”, e lá promove um curso de ‘Turismo Fotográfico. Para ele, “O fotógrafo é um colecionador de figurinhas, e a fotografia é uma pedra bruta, que tu tiras e vai para o laboratório lapidar”.

O Turismo Fotográfico busca, através de passeios e aventuras, proporcionar um encontro de fotógrafos amadores, iniciantes, avançados e profissionais. Os temas desenvolvidos estão relacionados com a natureza, o homem e seu patrimônio histórico cultural. Os objetivos são de sensibilizar o olhar, amadurecer tecnicamente e desenvolvendo uma expressão fotográfica pessoal. De quebra, há a possibilidade de fazer novos amigos, conforme definiu o fotógrafo.

“Quando se aprende fotografia, começamos a ter outro olhar, pois ela sensibiliza, estimula e tu passas a ver coisas, que antes não perceberia”, completou.
Em cada passeio, ocorre uma seleção das melhores fotos, a qual passa a compor uma revista digital. Rogério, usou imagens da revista para ilustrar a sua palestra. Heloísa Muller, uma das suas alunas, presente na palestra destaca: “Quando comecei eu não sabia nada de fotografia. E para ajudar minha câmera era nova. Depois o vício pegou e isso é tudo de bom”, frisou a aluna, que já realizou Turismo Fotográfico em cidades como Rio Pardo, Flores da Cunha e Vale dos Vinhedos.

No final da palestra, Rogério abriu o espaço para perguntas do público. Além de inúmeras dicas de fotografia, incluindo como trabalhar conceitos básicos como ISO, obturador, iluminação e enquadramento, o fotógrafo destacou roteiros e como são projetadas as viagens.
Após o bate-papo, que ocorreu no Auditório Oscar Machado, foram sorteados brindes e servido um coffe break aos presentes.