Capa Memória Geral Semana de bancas de monografias movimenta professores e alunos
Semana de bancas de monografias movimenta professores e alunos Imprimir
Escrito por Vera Garroni. Reportagem de Edye Silva
Sexta, 03 de Julho de 2015 - 11:41

De 15 a 17 de junho, os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA passaram pelo período de apresentação de monografias. A monografia tem como objetivo exercitar o aluno na produção de um texto científico.

Os trabalhos monográficos são de grande importância, motivo pelo qual muitos alunos passam por momentos de tensão ao longo do processo. Gabriel Guidotti, aluno do 7º semestre de Jornalismo, apresentou a monografia “O exercício da profissão jornalística: um estudo comparado entre os códigos de ética do Brasil e Portugal”. Gabriel foi um dos poucos alunos que demonstrou estar sereno. Ele destaca que a escolha do tema foi feita no início de 2014. “Eu me sentia preparado, com pleno domínio do assunto e ciente da minha aprovação”, afirmou Guidotti.

Gabriele Rocha, aluna do 6º semestre de Jornalismo, apresentou a monografia “O uso do humor no Jornalismo, uma análise do quadro Proteste Já do CQC”. Gabriele falou sobre a sua impressão. “É um momento de muita ansiedade, mas acredito que fui bem”, revelou.

De acordo com a professora Letícia Carlan, os critérios avaliativos envolvem, entre outros quesitos, a formatação do trabalho, qualidade, a profundidade do referencial teórico e o respeito às regras da Língua Portuguesa. A docente reconhece que a monografia pode causar desconforto em alguns alunos. “O conselho que eu dou é que o aluno escolha um tema que goste. Outro ponto é que o estudante seja organizado e cumpra com os prazos estabelecidos pelo orientador. Isso é muito importante para que o aluno possa desenvolver o trabalho com prazer”, orienta Letícia.