Capa Memória Geral Rádio IPA, seguindo tendências
Rádio IPA, seguindo tendências Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Sexta, 07 de Agosto de 2015 - 10:53

IMG 9576Anunciaram seu fim, como um enfermo decrépito, e seu desígnio era a morte. No entanto, esta figura ímpar da comunicação, como uma fênix, renasce das cinzas, se reinventa e está mais viva do que nunca. Testemunha ocular da história, com mais de um século de vida, este senhor está presente em 93% das residências do Brasil. E deste universo que convive com o rádio, 30% afirma ouvir a invenção de Marconi sete dias da semana, segundo informa relatório da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Entre os ouvintes de rádio, há ainda os cibernéticos, dos quais 8%  escutam através do computador, que é o segundo colocado, ao lado do aparelho celular, o qual perde apenas para o aparelho tradicional. Aliado a isso, 37% dos brasileiros usam internet todos os dias, com uma média de cerca de cinco horas diária. Deste público, 8% utiliza a internet para escutar rádio. O rádio e a internet juntos são detentores de 9% da fatia do mercado publicitário, segundo o IBOPE Media, em pesquisa de agosto de 2014.

Os dois veículos somados apontam para uma das tendências do mercado da radiofonia, a Webradio, serviço de transmissão de áudio via internet, com a tecnologia streaming, que gera o áudio em tempo real. A rádio Klif, no Texas, Estados Unidos, foi a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo através da internet, a partir de setembro de 1995. No Brasil, dia 05 de outubro de 1998, entrou em funcionamento a rádio Totem, a primeira emissora brasileira com existência apenas na internet.

Hoje, das 9,4 mil emissoras, aproximadamente, 80% já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores, possibilitando um alcance global. Grandes veículos já migraram exclusivamente para essa plataforma, como é o caso da Rádio Ipanema, de Porto Alegre, com um share de mercado de 7,34%, segundo informou Thadeu Malta, gerente de programação da Rádio Ipanema. Com esses números, aferidos pelo IBOPE e informados por Thadeu, a Ipanema está tecnicamente empatada com a Rádio Gáucha, emissora que possui programação na web e no dial.

O mercado de rádio web ainda possui rádios institucionais, como a Rádio Verde Oliva do Exército Brasileiro, rádios segmentadas, na área de esportes, ou por estilos musicais, como as emissoras que se dedicam ao rock, soul ou outro estilo, entre outras. Um estudo da consultoria Media e Com, entre os anos de 2010 e 2012, revelou um crescimento de 304% na audiência de rádios web, o que nos faz crer que o futuro do rádio segue promissor.

IMG 9593

No Centro Universitário Metodista IPA, acadêmicos de todos os cursos, apaixonados e aficionados por microfones e “carrapetas”, têm a oportunidade de executar todos os processos que envolvem um programa radiofônico, do projeto à locução, passando por toda a parte de produção.

Segundo a coordenadora Rádio IPA, Maria Lúcia Patta Melão, o espaço foi criado para a divulgação dos trabalhos dos alunos dos cursos de jornalismo e publicidade. No entanto, nos últimos tempos, a participação não ficou restrita apenas a trabalhos acadêmicos. “Estudantes de todos os cursos da instituição podem criar programas, produzir e apresentar os mesmos, que podem abordar temas ligados à área de atuação do aluno ou conforme o interesse que tenham em relação a algum assunto”, disse.

A professora Melão ainda destacou que, para este semestre, a intenção é incrementar essa participação, não ficando restrita apenas aos estudantes da área da comunicação. Uma das novidades do semestre é que os horários para gravação podem ser agendados também aos sábados pela manhã, através do fone (51) 3316-1274.

A estrutura da Rádio IPA conta com dois estúdios, programação 24 horas no ar e uma grade que se alterna entre programas ao vivo e gravados. O formulário de projetos de novos programas pode ser baixado no site universoipa.metodistadosul.edu.br, preenchido e entregue pessoalmente no prédio B, sala 100 ou enviado para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Sempre existem espaços para a veiculação de novos produtos. Maiores informações pelo fone 3316-1274. Os link’s para ouvir a Rádio IPA são universoipa.metodistadosul.edu.br e radioipa.listen2myradio.com.