Capa Memória Geral Mais um premiado da Rede Metodista no Intercom Sul
Escrito por Emmanuel Denaui
Segunda, 27 de Julho de 2009 - 22:41

vinicius_01

Após as premiações ocorridas no Expocom Sul, mostra competitiva do encontro de comunicação, também conhecido como Intercom Sul, o Centro Universitário Metodista IPA obteve mais um premio na última edição ocorrida no primeiro semestre de 2009. Desta vez, a distinção foi na modalidade Fotografia Artística, uma produção do estudante Vinicius de Mello Ferreira, do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Após questionar a inscrição do material vencedor, Vinícius teve reconhecida a sua premiação ao provar que  estava de acordo com as normas de inscrição.

Conforme explica o aluno de Publicidade e Propaganda, "o que aconteceu foi que o vencedor do prêmio apresentou quatro fotografias, ao passo que o regulamento especifica que deveria ser inscrita apenas uma fotografia por participante".

Feita a  análise do seu pedido de contestação por parte da coordenação da Expocom Nacional, em São Paulo, e de seu presidente Zeca Marx, o primeiro colocado foi , então, desclassificado. "E eu, como tinha ficado em segundo lugar acabei sendo declarado como o novo vencedor", destacou Vinicius, que teve inscrito seu trabalho inspirado na música 'Porto Alegre é demais', de José Fogaça, atual prefeito da capital.

O equívoco ocorreu devido aos jurados não terem o regulamento em mãos na hora da avaliação, até porque, destaca o vencedor, este não foi o único caso a infringir o regulamento. "Teve outro participante que apresentou inclusive 10 fotografias. Eles não deveriam nem ter aceitado a inscrição fora das normas”, ressalta. A captura das imagens feitas por Vinicius deu-se no estilo Pinhole (câmeras escuras), também conhecido como câmera estenopéica e foi produzida na disciplina de fotografia Publicitária I, sob a coordenação da professora Annelore Spieker. Sua máquina, criada em alumínio, registrou durante três meses fotos que representavam o sentimento da música escolhida por ele. "Eu batalhei tanto pela premiação, pois vejo que ela agrega um valor muito importante ao currículo".

No ano passado, o estudante venceu a edição regional em grupo do prêmio de Áreas Emergentes / Terceiro setor com o trabalho 'Futuro em Cores'. Agora, recebe a confirmação da classificação de seu trabalho para o Expocom Nacional, que ocorrerá em Curitiba, e que reúne os vencedores das edições regionais de todos país. Sua obra segue tal qual participou no Expocom Sul, sem reformulações.