Capa Memória Geral Fórum gaúcho debate assessoria de imprensa
Fórum gaúcho debate assessoria de imprensa Imprimir
Escrito por Gabriel Guidotti. Fotos: Moisés Machado
Quarta, 16 de Setembro de 2015 - 17:26

MG 0675

A fim de discutir assuntos relativos às assessorias de comunicação, o ‘1º Fórum Gaúcho de Assessoria de Imprensa para o setor público’, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Porto Alegre (RS), contou com a participação de diversos profissionais do segmento. A tônica do evento foi discutir aspectos técnicos e legais da função, bem como a necessidade de atualização face às novas tendências e tecnologias.

Na sexta-feira (11.09), o painel de abertura do Fórum recebeu Thiago Ribeiro, estrategista em comunicação digital da Prefeitura de Porto Alegre, e Pedro Osório, doutor em Ciência Política e professor da Unisinos. Dividindo a mesma mesa, ambos concordaram que, hoje em dia, o mais importante num projeto de comunicação é a criação de um conceito que norteie a atividade desempenhada. Thiago trouxe cases de sucesso da Prefeitura de Porto Alegre, como o #poadigital e o Datapoa. Pedro Osório, por sua vez, compartilhou suas experiências dentro da universidade, indicando que bons assessores devem ser formados em ambiente acadêmico.

O segundo painel do dia trouxe o jornalista Gustavo Azevedo, assessor da FSB Comunicação. Ele compartilhou suas experiências em assessoria, dando dicas de como lidar com problemas de imagem nos meios digitais, sobretudo a presença dos haters na internet, e a dificuldade de convencer dirigentes a investir em um projeto sólido de comunicação. A bancada foi composta também por Marlise Brenol, professora da Unisinos, e pesquisadora de webjornalismo e mídias digitais. Marlise explicou que o surgimento da web mudou os padrões do próprio jornalismo. Se antes havia apenas o gatekeeper, como preconiza a escola clássica das teorias da comunicação, hoje há outras funções no portão, a exemplo do gateexplainer, que tem por finalidade não apenas selecionar uma notícia, mas também explicá-la.

O dia encerrou-se com a presença da advogada Graziela Mariotti, diretora jurídica da Sociedade dos Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiados (SUCESU-RS) e da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, e Marcos Rolim, sociólogo e assessor de comunicação do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS). Graziela levantou questões legais atinentes à internet, especialmente o que toca direitos e imagem e crimes de personalidade. Rolim contou suas experiências no TCE e falou sobre a importância das instituições públicas manterem uma estrutura de comunicação sólida, pois isso pavimenta, para o cidadão, o caminho de acesso à informação.

No sábado (12.09), o advogado do Sindicato dos Jornalistas, Antônio Carlos Porto Jr., explicou aspectos de legislação para os assessores de imprensa. No segundo painel do dia, os jornalistas Carlos Scomazzon, assessor de comunicação da Câmara Municipal de Porto Alegre, e o jornalista Rodrigo Muzell, editor de notícias do Foco Digital ZH, do jornal Zero Hora, compartilharam suas experiências. Carlos e Rodrigo debateram aspectos de reportagem e comentaram sobre a relação entre imprensa e assessores dos setores público e privado.

A manhã foi encerrada com a presença de Marcel Bely, idealizador do Facebook da Prefeitura de Curitiba, um dos mais acessados do país. Após uma palestra bem-humorada e repleta de conceitos relacionados ao engajamento do público na internet, Marcel surpreendeu a todos ao informar que, desde o início do ano, não atua mais na ‘Prefs’. Hoje ele trabalha no jornal Gazeta do Povo.

Warning: Division by zero in /home/storage/7/bb/a8/universoipa/public_html/media/widgetkit/widgets/gallery/styles/inside/template.php on line 22
No images found.