Capa Memória Geral Liberdade de expressão no Pré-Aula
Liberdade de expressão no Pré-Aula Imprimir
Escrito por Giovani Gafforelli
Sexta, 02 de Outubro de 2015 - 16:42

liberdade expressaoFoi discutido nessa segunda-feira (28), no programa Pré-Aula, da Rádio IPA, o tema da Liberdade de Expressão. Convidado do programa, o presidente do Colegiado de Ciências Aplicadas do IPA, e coordenador do curso de Jornalismo, Fábio Ramos Berti, relacionou o direito à liberdade de expressão com a liberdade de imprensa.

Dia 28 de setembro é considerado o Dia da Liberdade de Expressão. Buscando explicar ao ouvinte o que é este direito e qual o seu limite, os estudantes de Jornalismo, Giovani Gafforelli e Moisés Machado, produziram uma reportagem especial, com o presidente da Comissão de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJRS), Túlio Martins; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado (SINDIJOR), Milton Simas; os jornalistas, Chico Garcia, da Bandeirantes RS e representando o grupo RBS, um dos jornalistas mais premiados do Rio Grande do Sul, Humberto Trezzi.

“Não existe democracia sem liberdade de expressão” explicou o Desembargador Túlio Martins.

“O Brasil e os regimes democráticos vivem um momento de liberdade de expressão que outros países que vivem na ditadura nunca conheceram” afirmou Humberto Trezzi.

Chico Garcia e Milton Simas, defenderam a importância deste direito para a sociedade e para os profissionais de Imprensa.

Logo após a reportagem especial, o programa debateu com o coordenador do curso de Jornalismo do IPA, Fabio Berti sobre a temática. Que ressaltou que não existem limites para a Liberdade de Expressão.

Escute o programa na íntegra:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.