Capa Memória Geral Alunos visitam Parque Gráfico da ZH
Alunos visitam Parque Gráfico da ZH Imprimir
Escrito por Moisés Machado
Segunda, 05 de Outubro de 2015 - 11:55

IMG 0358Foto de Moisés MachadoNa última sexta-feira, 2 de outubro, 28 alunos, acompanhados da professora Letícia Carlan, realizaram uma visita ao parque gráfico mais moderno da América Latina, o Parque Gráfico Jayme Sirotsky, do Grupo Zero Hora.

Inaugurado em 2009, na zona norte de Porto Alegre, o complexo com 12 mil m² tem capacidade de impressão de 75 mil páginas por hora em cada equipamento e imprime 34 milhões de páginas mensais, utilizando 2,8 mil toneladas de papel por mês. Além de responsável pela impressão dos jornais do grupo, os equipamentos importados da Suíça e Estados Unidos, também imprimem para terceiros, cerca de 200 títulos, em grande parte jornais locais do interior do Rio Grande do Sul.

Além desses números, o parque também mostra sua grandeza e modernidade no que diz respeito a preocupação ambiental, contando com estação de tratamento de afluentes, área verde e autossuficiência de energia elétrica, através de quatro geradores.

O coordenador de operação papel da Zero Hora, Laci Konzen, guia da visita, passou aos estudantes toda a experiência e conhecimento, adquiridos ao longo de 19 anos de RBS. Ponto de interrogação dos alunos, a queda acentuada no jornalismo impresso mundial, inclusive com o fechamento de muitos jornais, foi debatida durante a visita. Laci destacou que o grupo não sentiu uma queda vertiginosa nas impressões e que o que diminuiu foi o número de anúncios, não o de leitores. Segundo ele, o caderno de classificados tem tido uma redução.

Laci ainda lembrou que o Rio Grande do Sul é um estado que lê muito. “Há pouco tempo, somando todos os jornais do grupo, a tiragem era a segunda maior do país, perdendo apenas para o Infoglobo, que atende o centro do Brasil. Isto, sendo atendidos apenas dois estados (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) que somados possuem cerca de 12 milhões de habitantes, esse número é só a população da capital de São Paulo”, disse.

IMG 0364Foto de Moisés Machado

Os alunos, que registraram tudo em fotos, mostraram-se encantados com o local. A estudante do 4º semestre de Jornalismo, Caroline Vanzella, destacou sua paixão: “parecia que eu estava em um parque de diversões, com cinco anos de idade. Tudo que se trata daquilo que tu escolhes para ser a tua profissão, é apaixonante. Deu vontade de viver ali dentro sentindo o cheiro o jornal”, conta a estudante. Outra aluna, Caroline Riet, do 1º semestre, enaltece a importância de conhecer algo que é o produto final de um processo bem amplo e constantemente debatido nos bancos acadêmicos. “Para a disciplina de Produção e Planejamento Gráfico e Editorial, que estamos fazendo, a visita foi muito importante porque faz nós termos uma noção maior do que estamos realizando, unindo o conteúdo teórico à prática”, diz Caroline.

O depoimento de Caroline Riet vai ao encontro do objetivo da professora Letícia Carlan ao organizar a visita que, segundo ela, foi justamente o de proporcionar aos alunos novos conhecimentos teóricos e práticos. “É importante para os estudantes compreender que o trabalho desenvolvido pelos jornalistas na redação precisa contar com todo esse outro lado, que é a impressão e logística de entrega”, esclarece.

Com a missão cumprida, a professora destaca o sentimento em relação ao passeio: “a sensação de ver o encantamento dos alunos em aprender mais sobre o parque gráfico foi muito gratificante. Acredito que o tamanho do parque e a possibilidade de passar por baixo dos jornais no momento da impressão ficará na memória de todos”, disse Letícia.

A visita contou com alunos não apenas da disciplina de Produção e Planejamento Gráfico e Editorial II, ministrada pela professora Letícia Carlan, mas também, alunos de outras disciplinas do curso de Jornalismo.

IMG 0457Foto de Moisés Machado