banner multi
Capa Memória Geral Rede Metodista adia volta às aulas
Rede Metodista adia volta às aulas Imprimir
Escrito por Gusvato Nunes / Assessoria de Imprensa da Rede   
Quinta, 30 de Julho de 2009 - 18:28

banner_aulas_adiadasA Rede Metodista de Educação do Sul atende às recomendações do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) e prorroga o início do 2º semestre letivo de 2009 de suas instituições de Educação Básica e Ensino Superior. Com isso, as aulas no Centro Universitário Metodista, do IPA, na Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES e nos Colégios Metodistas Americano, Centenário e União começam no dia 17 de agosto.

A instituição está alinhada às medidas anunciadas pelos órgãos governamentais para inibir o alastramento do Vírus Influenza H1N1 (Gripe A), já que o Estado é foco de enfrentamento da gripe no país. Os principais sintomas da Gripe A são febre a partir de 38 graus, tosse em demasia, dificuldade de respiração, dores no corpo, coriza (nariz escorrendo).

 

A coordenadora de graduação e professora do curso de Enfermagem do IPA, Simone Machado, dá algumas dicas de prevenção e de como agir em caso de apresentar os sintomas da Gripe A. 'Se detectado os sintomas em gestantes, idosos(as) e crianças, esses(as) devem procurar o quanto antes os hospitais para análise do quadro de saúde, evitando maiores complicações, como acontece com os principais grupos de risco. As gestantes e as pessoas com obesidade mórbida, além da gripe, são suscetíveis a outras complicações, como pneumonia ou enfisema pulmonar”, explica.

Dicas para evitar o contágio

- manter o ambiente arejado, devido à permanência do vírus nos objetos tocados pelas pessoas contaminadas por um período de 72 horas;
- lavagem das mãos após a utilização de papéis, dinheiro e veículos públicos, como ônibus, micro-ônibus e trem;
- ambiente higienizado, de preferência com álcool gel de concentração 70%. Água e sabão também são bons higienizadores;
- utilizar lenço de papel sempre que for tossir, espirrar ou falar perto de outras pessoas;
- manter uma alimentação saudável, além de uma boa hidratação;
- evitar ambientes aglomerados.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA