banner multi
Capa Memória Geral Início das aulas dia 17/08
Início das aulas dia 17/08 Imprimir
Escrito por Rafaela Haygertt   
Sexta, 14 de Agosto de 2009 - 15:48

Conforme decisão do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), o segundo semestre letivo de 2009 terá início nesta segunda-feira (17/08).

Diversas atividades acadêmicas do IPA tiveram seus horários alterados devido ao recesso prolongado como medida preventiva contra a gripe A (H1N1). Dessa forma, as aulas iniciam no mesmo dia para calouros e veteranos.

Com o adiamento do início das aulas de acordo com orientação do Sinepe e órgãos governamentais, o calendário acadêmico do IPA está previsto para seguir até o dia 19 de dezembro. Clique aqui e confira o calendário do segundo semestre de 2009.

Para quem ainda não efetuou sua matrícula, o prazo foi estendido até o dia 17 de agosto. Basta acessar a página do aluno (CLIQUE AQUI) ou comparecer à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), na Unidade Central (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80).

Os estudantes do IPA vão encontrar nos primeiros dias de aula (17 e 18/08) uma tenda do curso de Enfermagem, próxima à praça de alimentação, com orientações sobre a gripe A. Serão distribuídos flyers com dicas de prevenção, higienização e equipamentos de proteção individual. As informações disponibilizadas no material são do Ministério da Saúde.

OPAS disponibiliza curso gratuito sobre Gripe A

Para entender melhor a doença que causou o recesso escolar, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), por meio do Campus Virtual de Saúde Pública (CVPS), disponibiliza um curso a distancia, em espanhol, sobre a gripe A. Para realizar o curso basta acessar o site:

http://devserver.paho.org/virtualcampus/moodle/course/view.php?id=50

O curso que é aberto a toda a população da América Latina e voltado principalmente para os(as) profissionais da saúde. É gratuito e não necessita de inscrição.

Segundo a organização, o objetivo do programa é melhorar os conhecimentos e capacidades dos(as) trabalhadores(as) de saúde frente à epidemia de Influenza A. No Brasil o curso é organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, em parceria com a rede de escolas e centro formadores em saúde pública.

Entenda a Gripe A

A gripe A é uma doença aguda respiratória, causada pelo vírus influenza A (H1N1). O vírus é transmitido de pessoa para pessoa.

Os principais sintomas são parecidos com o de uma gripe comum, porém mais intensos, como febre alta, tosse, dor de garganta, mal-estar, dor generalizada, dor de cabeça, calafrios, fadiga, diarréia e em alguns casos até vomito. Caso esses sintomas apareçam deve-se contatar imediatamente um médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas formas de se prevenir da gripe A, como manter o ambiente arejado e bem higienizado, lavar bem as mãos, utilizar lenço de papel sempre que for tossir, espirrar ou falar perto de outras pessoas, manter uma alimentação saudável, além de uma boa hidratação e pricipalmente evitar ambientes aglomerados.

Dicas para evitar o contágio

- Manter o ambiente arejado, devido à permanência do vírus nos objetos tocados pelas pessoas contaminadas por um período de 72 horas.
- Lavagem das mãos após a utilização de papéis, dinheiro e veículos públicos, como ônibus, micro-ônibus e trem.
- Ambiente higienizado, de preferência com álcool gel de concentração 70%. Água e sabão também são bons higienizadores.
- Utilizar lenço de papel sempre que for tossir, espirrar ou falar perto de outras pessoas.
- Manter uma alimentação saudável, além de uma boa hidratação.
- Evitar ambientes aglomerados.

· Os alunos que estiverem com a confirmação ou suspeita de GRIPE INFLUENZA A H1N1 deverão oficializar sua justificativa em: Página do Aluno/CAE VIRTUAL/ Documentos/Justificativa de Ausência Gripe A- H1N1.

· Depois de realizado o pedido, o aluno irá imprimir o comprovante, que constará a assinatura digital da Secretária Acadêmica, Ana Carina Tavares, e o Código de Verificação de autenticidade da assinatura para entregar ao professor, no seu retorno.

· A compensação será automática do período de 17/08 a 01/09/2009. Alunos que precisarem prorrogar esse prazo deverão entrar com novo pedido, trazendo o atestado do médico.

· As faltas não serão computadas para o mínimo de freqüência.

· Alunas gestantes estão dispensadas das aulas até 01/09/2009, mas deverão realizar a justificativa para controle acadêmico.

· Após o retorno, o aluno deverá procurar o professor para organização da compensação do conteúdo e das atividades ministradas.

· Alunos com a gripe ou suspeita que não realizaram a sua matrícula, podem faze-la on-line ou utilizar o serviço de AJUSTE DE DISCIPLINAS, disponível na CAE VIRTUAL.

 


Notícias relacionadas


Expediente

Mapa do Site :: Portal Universo IPA - 1º lugar na Intercom Nacional de 2008 :: Expediente
Creative Commons © 2005-2013 :: AJor - Agência Experimental de Jornalismo IPA